Fração: conceito e aplicação da unidade de medida por professores e futuros professores

Autores

  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.020

Palavras-chave:

Fração, Conceito, Unidade de medida, Formação de professores

Resumo

Fração é um conteúdo multifacetado e com aplicações em diferentes áreas da Ciência. Pesquisas indicam que a compreensão de frações restrita à alguma(s) interpretação(ções) compromete a ampla construção conceitual e o desempenho da Álgebra e da Matemática futura. Independentemente da interpretação, existem traços centrais que as integram, como a identificação da unidade de medida. A capilaridade das frações e a relevância da unidade nos levou a investigar de modo qualitativo e interpretativo o conceito e como (e se) a unidade apoia tarefas com números fracionários. Para isso, professores, pedagogos e gestores educacionais brasileiros responderam cinco itens sobre o conceito de fração e tarefas que requeriam a compreensão de unidade. O conceito dos participantes esteve restrito à parte-todo ou quociente. Ademais, demonstraram carência de identificação da unidade nas tarefas. As lacunas conceituais e a carência de compreensão da unidade reforçam resultados de investigações e a urgência em formações que revertam esse cenário.

Downloads

Publicado

11-05-2021

Como Citar

SOUZA, M. A. V. F. de. Fração: conceito e aplicação da unidade de medida por professores e futuros professores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 79, p. 86–100, 2021. DOI: 10.4322/gepem.2022.020. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/594. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos