Construindo um cartão fractal para explorar padrões numéricos na formação continuada de professores dos anos iniciais

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.019

Palavras-chave:

Cartão fractal, Padrões, Grandezas e Medidas, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar, por meio de uma construção fractal, a aprendizagem de conceitos relacionados aos eixos ‘geometria e formas’ e ‘grandezas e medidas’, em ação continuada com professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Em uma aula na modalidade ‘remota’ em virtude do estado de isolamento social, ocorrida no primeiro semestre letivo de 2020, o autor do artigo propôs a construção de um cartão fractal com a finalidade de dar continuidade ao programa da disciplina. Buscou-se analisar padrões e organização de sequências que conduziriam aos números fracionários, decimais, dentre outros conceitos envolvidos. A ação investigativa trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, investigativa, com intencionalidade de produzir conhecimento, essencialmente, para a Educação Básica, explorando para tal recursos materiais metodológica e intencionalmente. Os resultados mostraram dificuldades dos participantes em realizar ações envolvendo procedimentos matemáticos, entretanto, manifestaram interesse e motivação na realização de atividades nesse estilo, as quais proporcionaram aprendizagens significativas para eles.

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Publicado

11-05-2021

Como Citar

LEIVAS, J. C. P. . Construindo um cartão fractal para explorar padrões numéricos na formação continuada de professores dos anos iniciais. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 79, p. 70–85, 2021. DOI: 10.4322/gepem.2022.019. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/593. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos