Construindo um cartão fractal para explorar padrões numéricos na formação continuada de professores dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.019Palavras-chave:
Cartão fractal, Padrões, Grandezas e Medidas, Anos IniciaisResumo
Este artigo tem por objetivo investigar, por meio de uma construção fractal, a aprendizagem de conceitos relacionados aos eixos ‘geometria e formas’ e ‘grandezas e medidas’, em ação continuada com professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Em uma aula na modalidade ‘remota’ em virtude do estado de isolamento social, ocorrida no primeiro semestre letivo de 2020, o autor do artigo propôs a construção de um cartão fractal com a finalidade de dar continuidade ao programa da disciplina. Buscou-se analisar padrões e organização de sequências que conduziriam aos números fracionários, decimais, dentre outros conceitos envolvidos. A ação investigativa trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, investigativa, com intencionalidade de produzir conhecimento, essencialmente, para a Educação Básica, explorando para tal recursos materiais metodológica e intencionalmente. Os resultados mostraram dificuldades dos participantes em realizar ações envolvendo procedimentos matemáticos, entretanto, manifestaram interesse e motivação na realização de atividades nesse estilo, as quais proporcionaram aprendizagens significativas para eles.
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