Uma releitura histórico-epistemológica para o ensino do conceito de função

Autores

  • Jeanne Barros Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Alexandre Oliveira Silva SEEDUC/RJ – Santa Mônica Centro Educacional
  • Gustavo Lima da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.018

Palavras-chave:

História da Matemática, Teoria de registros de representação semiótica de Duval, Dificuldades na aprendizagem do conceito de função

Resumo

Este artigo apresenta uma possibilidade de aplicação da História da Matemática para preencher as lacunas de aprendizagem do conceito de função. Essas dificuldades têm permeado nossas discussões no grupo colaborativo do Projeto Fundão, cujo tema de pesquisa é a Transição do Ensino Médio para o Ensino Superior, por conta das excessivas reprovações e abandonos. Além do manejo algébrico, outra grande dificuldade encontrada é a resolução de problemas usando o Cálculo Diferencial e Integral como ferramenta. Debruçado sobre isso, o grupo constatou que o conceito de função é um dos grandes empecilhos para uma aprendizagem significativa de Cálculo. O artigo apresenta uma análise histórico-epistemológica do conceito de função, desde os babilônios, passando por Leibniz e Newton, derivando daí propostas de ensino do conceito de função para a Escola Básica ou mesmo para uma primeira disciplina de Cálculo.

Downloads

Publicado

11-05-2021

Como Citar

BARROS, J. .; SILVA, A. O. .; SILVA, G. L. da . Uma releitura histórico-epistemológica para o ensino do conceito de função. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 79, p. 50–69, 2021. DOI: 10.4322/gepem.2022.018. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/592. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos