Os matemáticos Martim Machado e Garção Stockler: Uma breve biografia e a recepção ao plano de Condorcet para ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.016Resumo
artigo tem por objetivo analisar as primeiras elaborações de propostas para instrução brasileira dos matemáticos Garção Stockler e Martim Machado, relacionando-as com o plano de instrução do famoso francês Condorcet, em especial, para o ensino de matemática nos graus primário e secundário. As propostas são contextualizadas, em particular, apresentando elementos biográficos dos dois autores. A abordagem qualitativa adotada será da transmissão e recepção ativa e a metodologia utilizada será a análise documental e textual. O período compreendido na pesquisa será as primeiras décadas que sucederam a chegada da família real ao Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.