Os matemáticos Martim Machado e Garção Stockler: Uma breve biografia e a recepção ao plano de Condorcet para ensino de matemática

Autores

  • Renata Cardoso Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gert Felix Schubring Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.016

Resumo

artigo tem por objetivo analisar as primeiras elaborações de propostas para instrução brasileira dos matemáticos Garção Stockler e Martim Machado, relacionando-as com o plano de instrução do famoso francês Condorcet, em especial, para o ensino de matemática nos graus primário e secundário. As propostas são contextualizadas, em particular, apresentando elementos biográficos dos dois autores. A abordagem qualitativa adotada será da transmissão e recepção ativa e a metodologia utilizada será a análise documental e textual. O período compreendido na pesquisa será as primeiras décadas que sucederam a chegada da família real ao Brasil.

Downloads

Publicado

11-05-2021

Como Citar

BARBOSA, R. C.; SCHUBRING, G. F. . Os matemáticos Martim Machado e Garção Stockler: Uma breve biografia e a recepção ao plano de Condorcet para ensino de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 79, p. 22–36, 2021. DOI: 10.4322/gepem.2022.016. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/590. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos