Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente Professor, UNIFESP
  • Nara Vilma Lima Pinheiro Doutoranda, UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.59

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Aritmética, Curso Primário de Aritmética, Lourenço Filho, Revista Escola Nova

Resumo

Na década de 1930, Lourenço Filho era diretor da instrução pública paulista. Nessa época, editou, como estratégia de convencimento dos professores para aderirem à chamada pedagogia científica, um número especial da revista Escola Nova. O objetivo deste artigo é analisar como a publicação dos estudos contidos na revista permite-nos apreender as representações científicas para verificação de habilidades aritméticas na escola primária. Faz-se uso de ferramental teórico-metodológico vindo da História Cultural no estudo dos dados empíricos do trabalho. Obtém-se como resultado mais amplo o desvelar do modo como Lourenço Filho articulou os textos escolhidos para a revista conjugando propostas muito diferentes, tratando-as como complementares. Como resultado específico da investigação verifica-se que a avaliação das habilidades aritméticas por meio dos testes, àquele tempo, estava muito mais relacionada à promoção da eficiência do ensino, e menos próxima do que viria ocorrer décadas mais tarde com os estudos sobre aprendizagem matemática.

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Publicado

01-06-2015

Como Citar

RODRIGUES VALENTE, W.; LIMA PINHEIRO, N. V. Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 67, p. 46–58, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.59. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/59. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos