Aritmética para o ensino comercial: um estudo a partir de manuais escolares

Autores

  • Virgínia de Freitas Silva Universidade Federal Fluminense
  • Flávia dos Santos Soares Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.015

Palavras-chave:

Aula de Comercio, Aritmética Comercial, Rio de Janeiro, Manuais escolares

Resumo

Quando D. João VI chegou ao Brasil, além da criação de instituições para o ensino, tanto superior quanto para a instrução primária e secundária, foram estabelecidas as Aula de Comércio com o objetivo de qualificar os comerciantes das principais praças comerciais do país. O objetivo deste artigo é apresentar os conteúdos de Aritmética presentes em dois manuais didáticos que circularam no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX usados para a instrução comercial. Percebe-se que o método utilizado nas obras é o expositivo-repetitivo, em que os conteúdos são exemplificados a partir de situações e usados como forma de treino.

Downloads

Publicado

11-05-2021 — Atualizado em 12-09-2022

Versões

Como Citar

SILVA, V. de F.; SOARES, F. dos S. Aritmética para o ensino comercial: um estudo a partir de manuais escolares. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 79, p. 4–21, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.015. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/589. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos