A importância dos elementos de mediação para a apropriação do conceito de equações quadráticas por um aluno autista

Autores

  • Roberta Caetano Fleira Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Universidade Anhanguera de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.58

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão, Mediação, Práticas Matemáticas

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que está em desenvolvimento e cujo objetivo é analisar as práticas matemáticas de um aluno de catorze anos de idade, com necessidades especiais decorrentes da síndrome do espectro autista, incluído em uma sala de aula regular de 9° ano. Neste texto, são trazidas reflexões sobre o autismo e sua história, algumas considerações teóricas que dão suporte ao estudo e são descritos os procedimentos metodológicos empregados em quatro sessões de intervenções, sendo duas individuais e duas nas aulas de Matemática, nas quais se discutiu o conceito matemático: equações do 2° grau. As análises destacam a importância e a influência dos instrumentos mediadores (materiais e semióticos) nas práticas matemáticas do aluno.

 

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Publicado

01-06-2015

Como Citar

CAETANO FLEIRA , R.; AHMAD ALI FERNANDES, S. H. A importância dos elementos de mediação para a apropriação do conceito de equações quadráticas por um aluno autista. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 67, p. 34–45, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.58. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/58. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos