Lendo e escrevendo com crianças dos anos iniciais: experiências com histórias infantis e matemática
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.037Resumo
O trabalho conjunto entre as histórias infantis e a matemática é uma possibilidade para o professor dos anos iniciais. O artigo tem como objetivo apresentar e discutir algumas experiências de leitura e de escrita com crianças dos anos iniciais a partir das histórias infantis nas aulas de matemática. Para tanto, discute-se as ideias de pesquisadores sobre as possibilidades desse trabalho na sala de aula de matemática, assim como os desafios e dificuldades. Apresenta-se três experiências de leitura e de escrita com crianças desse nível de ensino a partir de diferentes histórias infantis: A divisão do futebol, As três partes e Poemas problemas. Essas experiências evidenciaram que as histórias infantis foram o ponto de partida que permitiu a abordagem de conceitos e conteúdos matemáticos, além de oportunizar às crianças se expressarem e desenvolverem a criatividade a partir de desenhos e de produções textuais. Também é possível perceber o trabalho com diferentes conteúdos matemáticos como as operações e as figuras geométricas planas. Oportunizou a resolução e a elaboração de situações-problemas, o contato com diferentes gêneros textuais como as cartas e os poemas e o trabalho interdisciplinar.
Referências
BUENO, Renata. Poemas problemas. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.
CANDIDO, Patrícia et al. Matemática e literatura infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1999.
CÂNDIDO, Patrícia T. Comunicação em matemática. In: SMOLE, Kátia S., DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-28.
CARNEIRO, Reginaldo F., MAGALHÃES, Luciane M., CABRAL, Wallace A. Histórias infantis na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. In: CARNEIRO, Reginaldo F., SOUZA, Antonio C., BERTINI, Luciane Fatima. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores. Brasília, DF: SBEM, 2018. p. 163-179.
CARNEIRO, Reginaldo F., SOUZA, Ana Paula G. Leitura e Escrita nas Aulas de Matemática. Boletim GEPEM, n. 58, p. 147-154, jan./jun. 2011.
KOZMINSKI, Edson L. As três partes. São Paulo: Editora Ática. 2009.
PASSOS, Cármen L. B.; OLIVEIRA, Rosa M. M. A. Matemática nas séries iniciais: histórias infantis na formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, XII., Curitiba, 2004. Anais... Curitiba, 2004, p. 1-12.
PARREIRAS, Ninfa. Confusão de línguas na literatura: o que o adulto escreve, a criança lê. Belo Horizonte: Ed. RHJ, 2009.
SMOLE, Kátia S. et al. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. São Paulo, SP: IME/USP-CAEM, 2004.
SMOLE, Kátia S., DINIZ, Maria I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, Kátia S., DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 69-86.
WELCHMAN-TISCHER, R. How to use children’s literature to teach mathematics. Reston: NCTM, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.