Lendo e escrevendo com crianças dos anos iniciais: experiências com histórias infantis e matemática

Autores

  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Caroline de Paula Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.037

Resumo

O trabalho conjunto entre as histórias infantis e a matemática é uma possibilidade para o professor dos anos iniciais. O artigo tem como objetivo apresentar e discutir algumas experiências de leitura e de escrita com crianças dos anos iniciais a partir das histórias infantis nas aulas de matemática. Para tanto, discute-se as ideias de pesquisadores sobre as possibilidades desse trabalho na sala de aula de matemática, assim como os desafios e dificuldades. Apresenta-se três experiências de leitura e de escrita com crianças desse nível de ensino a partir de diferentes histórias infantis: A divisão do futebol, As três partes e Poemas problemas. Essas experiências evidenciaram que as histórias infantis foram o ponto de partida que permitiu a abordagem de conceitos e conteúdos matemáticos, além de oportunizar às crianças se expressarem e desenvolverem a criatividade a partir de desenhos e de produções textuais. Também é possível perceber o trabalho com diferentes conteúdos matemáticos como as operações e as figuras geométricas planas. Oportunizou a resolução e a elaboração de situações-problemas, o contato com diferentes gêneros textuais como as cartas e os poemas e o trabalho interdisciplinar.

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Publicado

26-07-2022

Como Citar

CARNEIRO, R. F.; RIBEIRO, C. de P. Lendo e escrevendo com crianças dos anos iniciais: experiências com histórias infantis e matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 188–201, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.037. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/575. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos