Práticas visuais com alunos surdos: o visual e o escrito nas aulas de matemática

Autores

  • Daiane Kipper Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cláudio José de Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Adriana da Silva Thoma Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.57

Palavras-chave:

Etnomatemática, Currículo escolar, Estudos Surdos, Pedagogia Visual

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar uma prática matemática visual realizada em uma escola pública localizada no estado do Rio Grande do Sul, a partir da seguinte questão: quais implicações curriculares emergem das práticas matemáticas visuais produzidas por alunos surdos? Para tal empreendimento, o mesmo apoia-se nos estudos sobre o currículo escolar (SILVA, 2005) em suas interlocuções com a Etnomatemática (KNIJNIK, 2010, 1997; KNIJNIK et al., 2012) e os Estudos Surdos (PERLIN, 2004; THOMA e KRAEMER, 2009; THOMA, 2012). O material de pesquisa foi produzido a partir de uma oficina de frações, intitulada As Frações e o tempo, e excertos de um diário de campo. Os resultados da investigação apontam possibilidades de tornar a Matemática uma disciplina mais próxima da comunidade surda, para que os alunos surdos lidem com esse conhecimento e produzam práticas visuais matemáticas que possam constituir-se em um legado para esses sujeitos.

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Publicado

01-06-2015

Como Citar

KIPPER , D. .; OLIVEIRA, C. J. de .; SILVA THOMA, A. da . Práticas visuais com alunos surdos: o visual e o escrito nas aulas de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 67, p. 15–33, 2015. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2015.57. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/57. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos