O valor das pequenas coisas, aprendizagens matemáticas e olhares hiperconectados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.033

Palavras-chave:

Tecnologias, Escrita expressiva, Escrita transacional, Leitura profunda, Hiperconexão

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre o desenvolvimento profissional docente atravessado por leituras e escritas, e convida-o a pensar sobre possibilidades de conexões com outras formas de manifestação da linguagem. Revisita conceitos de escrita livre e das funções expressiva e transacional da escrita. Reflete sobre alternativas e instrumentos que podem potencializar escritas diversas, inclusive em ambientes informáticos. Ao construto leitura profunda introduz a importância dos registros hiperconectados. Essa hiperconexão envolve a produção criativa via tecnologias digitais em rede e não tem a escrita como a forma de maior valor cognitivo ou como centralidade.

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Publicado

26-07-2022

Como Citar

BAIRRAL, M. A. O valor das pequenas coisas, aprendizagens matemáticas e olhares hiperconectados : . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 118–141, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.033. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/486. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos