Obstáculos e Resistências à Leitura e Escrita em Aulas de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.038

Palavras-chave:

Leitura e Escrita em aulas de matemática, Obstáculos, Resistências, SELEM

Resumo

Este artigo parte de nossas reflexões acerca dos obstáculos e resistências à leitura e escrita nas aulas de matemática na Educação Básica e nos espaços de formação inicial e continuada de professores de matemática. No desenvolvimento do texto, elegemos reflexões que evidenciam a importância do reconhecimento de diferentes estratégias no ensino e aprendizagem da matemática e, especificamente, as que reconhecem as práticas de leitura e escrita. Na sequência, apresentamos os diferentes sentidos das palavras obstáculos e resistências e propomos uma reflexão teórica a respeito do tema, finalizando com a apresentação de uma situação de obstáculo e resistência à leitura e escrita em aula de matemática a partir de um contexto real. Ao refletirmos acerca desses conceitos, constatamos que há diversos fatores que impedem a prática de leitura e escrita nas aulas de matemática, e que esses fatores podem derivar tanto das prescrições estabelecidas nos documentos oficiais, como do formato adotado por alguns cursos de formação inicial e continuada.

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Publicado

26-07-2022

Como Citar

MORAES PIRES, E.; DIAS BRASIL, C. S. .; TALARICO, L. R. Obstáculos e Resistências à Leitura e Escrita em Aulas de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 202–220, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.038. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/485. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos