Professora e alunos produzindo textos colaborativamente na e da aula de Matemática

Autores

  • Adair Nacarato Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.026

Palavras-chave:

Letramento escolar, Narrativas pedagógicas, Gêneros do discurso, Elaboração de problemas, Perspectiva histórico-cultural

Resumo

Objetiva-se analisar o movimento de produção de textos por alunos e professora, de modo colaborativo. Para isso, parte-se de uma narrativa pedagógica produzida por uma professora do terceiro ano do Ensino Fundamental na qual ela relata e reflete sobre a elaboração de problemas pelos alunos. A professora participava do Programa Observatório da Educação, e as narrativas elaboradas pelas participantes eram compartilhadas e discutidas nos encontros. Dessa forma, o texto analisa o processo colaborativo de produção de textos tanto de alunos quanto da própria professora e discute as potencialidades da narrativa pedagógica como prática de (auto)formação. As reflexões teóricas centram-se nos estudos sobre letramentos, gêneros do discurso e conceitos da perspectiva histórico-cultural. A análise da narrativa evidencia a prática problematizadora e intencional da professora que atribui protagonismo a seus alunos; revela indícios sobre as apropriações da professora dos princípios da perspectiva histórico-cultural como fundamentos para sua prática nos modos de organizar o ambiente de sala de aula visando a promover as interações e negociação de sentidos para o gênero textual problema, realizar intervenções adequadas e possibilitar avanços na aprendizagem dos alunos.

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Publicado

26-07-2022

Como Citar

NACARATO, A. Professora e alunos produzindo textos colaborativamente na e da aula de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 05–21, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.026. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/484. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos