A Noção de Congruência Semântica na Aprendizagem Matemática

Autores

  • Méricles Thadeu Moretti UFSC
  • Celia Finck Brandt
  • Saddo Ag Almouloud

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.036

Resumo

 Apresentou-se no texto a seguir algumas ideias oriundas da Teoria dos Registros de Representação Semiótica referentes à noção de congruência semântica que é um fenômeno semiocognitivo que ocorre na transformação de uma representação semiótica em outra. Essa transformação pode ocorrer em virtude da operação cognitiva de tratamento no interior de um mesmo sistema semiótico de representação. Pode ocorrer também pro meio da operação cognitiva de conversão que transforma um registro pertencente a um sistema semiótico de representacão em outro registro pertencente a outro sistema semiótico de representração E ainda em virtude da operação discursiva de designação de objetos e relações, a função referencial.Relacionada à equivalência referencial, a congruência semântica mostrou-se ser de extrema importância na compreensão dos acertos e erros na produção discente frente à resolução de problemas. Por essa razão, a congruência semântica precisa ser compreendida no seu papel de análise na produção discente e, com isso, poder subsidiar a preparação de atividades didáticas que objetivam a aprendizagem de alguma noção matemática.

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Publicado

26-07-2022

Como Citar

MORETTI, M. T.; BRANDT, C. F.; ALMOULOUD, S. A. A Noção de Congruência Semântica na Aprendizagem Matemática . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 175–187, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.036. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/483. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos