A Noção de Congruência Semântica na Aprendizagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.036Resumo
Apresentou-se no texto a seguir algumas ideias oriundas da Teoria dos Registros de Representação Semiótica referentes à noção de congruência semântica que é um fenômeno semiocognitivo que ocorre na transformação de uma representação semiótica em outra. Essa transformação pode ocorrer em virtude da operação cognitiva de tratamento no interior de um mesmo sistema semiótico de representação. Pode ocorrer também pro meio da operação cognitiva de conversão que transforma um registro pertencente a um sistema semiótico de representacão em outro registro pertencente a outro sistema semiótico de representração E ainda em virtude da operação discursiva de designação de objetos e relações, a função referencial.Relacionada à equivalência referencial, a congruência semântica mostrou-se ser de extrema importância na compreensão dos acertos e erros na produção discente frente à resolução de problemas. Por essa razão, a congruência semântica precisa ser compreendida no seu papel de análise na produção discente e, com isso, poder subsidiar a preparação de atividades didáticas que objetivam a aprendizagem de alguma noção matemática.
Referências
ANJOS, Daiana Z.; MORETTI, Méricles T. Transcrição da tinta ao Braille: apontamentos de algumas diferenças semio-cognitivas. Zetetiké, v. 24, n. 3, Campinas: 2016.
CAPES/COFECUB - Relatório n. 174/95 – Relatório das atividades referentes ao período de junho de 1995 a agosto de 1996. Brasília, 1996.
DUVAL, R. Diferenças semânticas e coerência matemática. Trad. Méricles T. Moretti. REVEMAT, v. 7, n. 1, 2012.
DUVAL, R. L´analyse cognitive du fonctionnement de la pensée et de l´activité mathématique. Curso dado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, PUC/SP. São Paulo: 1999a.
DUVAL, R. La notion de registre de représentation sémiotique et l´analyse du fonctionnement cognitif de la pensée (troisième cours). Curso dado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, PUC/SP. São Paulo: 1999b.
DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine : registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. New York: P. Lang, 1995.
FREGE, G. Lógica e filosofia da linguagem. Trad. Paulo Alcoforado. São Paulo: Ed. Cultrix e Ed. da USP, 1978.
HILLESHEIM, S. F. Os números inteiros relativos em sala de aula: perspectivas de ensino para a regra de sinais. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2013.
MORETTI, M. T. & BRANDT, C. F. Dificuldades na resolução de problemas aditivos a uma operação: ponto de encontro esclarecedor à luz da noção de congruência semântica. Acta Scientiæ, v.16, n. 3, set./dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.