A Leitura e Escrita do passado do Ensino Profissional Técnico e suas Contribuições para a Educação Matemática

Autores

  • Cleber Schaefer Barbaresco Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.039

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Ensino Profissional Técnico, Saberes Objetivados, Prática Docente, GHEMAT/SC

Resumo

Este artigo resulta da discussão da mesa redonda intitulada Leitura e escrita na Educação Profissional e na Educação do Campo, realizada no VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. Com isso, este texto tem por objetivo discutir como a Leitura e Escrita, efetuadas sobre os documentos que “testemunham” o ensino de matemática do ensino profissional técnico, possibilitam a reconstrução do passado da Educação Matemática desta modalidade de ensino. Para tanto, analisaram-se os documentos utilizados nas produções executadas pelo Grupo de pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, no âmbito da História da Educação Matemática na Educação Profissional Técnica e seus resultados. Assim, concebe-se o passado como objeto teórico procedente de pesquisas que provêm de uma leitura e uma escrita. Como resultado, as diferentes leituras e escritas que têm sido produzidas pelo GHEMAT/SC apontam que as escolas de ensino profissional técnico são espaços particulares, exigindo saberes próprios para suas finalidades e, também, demandando uma formação cada vez mais especial e específica em relação àqueles que exercem a atividade de ensino nessas escolas.

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Publicado

26-07-2022

Como Citar

SCHAEFER BARBARESCO, C. A Leitura e Escrita do passado do Ensino Profissional Técnico e suas Contribuições para a Educação Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 221–238, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.039. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/480. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos