Entre Leituras e Escritas: atravessamentos nas Aulas de Matemática na Educação do Campo

Autores

  • Maria Carolina Magnus UFSC

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.031

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar duas atividades de leitura e escrita desenvolvidas na disciplina de Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática, em uma turma da 5ª fase do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Santa Catarina. As atividades realizadas mostraram que, os/as estudantes pensaram matematicamente e registraram suas compreensões sobre os conceitos estudados, demonstraram respeito à diversidade do campo, compreenderam aspectos dos conceitos matemáticos, estabeleceram relações outras entre a matemática escolar e os saberes locais. Ainda, enquanto professora, pude diagnosticar possíveis equívocos relacionados aos conceitos matemáticos, consegui compreender outras relações que foram estabelecidas a partir do conceito estudado e, principalmente, pude analisar os erros dos/as estudantes e o que esses erros revelam sobre o ensino e a aprendizagem de matemática na Educação do Campo.

Downloads

Publicado

26-07-2022

Como Citar

MAGNUS, M. C. Entre Leituras e Escritas: atravessamentos nas Aulas de Matemática na Educação do Campo . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 90–104, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.031. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/478. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos