Entre Leituras e Escritas: atravessamentos nas Aulas de Matemática na Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.031Resumo
O presente artigo tem por objetivo relatar duas atividades de leitura e escrita desenvolvidas na disciplina de Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática, em uma turma da 5ª fase do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Santa Catarina. As atividades realizadas mostraram que, os/as estudantes pensaram matematicamente e registraram suas compreensões sobre os conceitos estudados, demonstraram respeito à diversidade do campo, compreenderam aspectos dos conceitos matemáticos, estabeleceram relações outras entre a matemática escolar e os saberes locais. Ainda, enquanto professora, pude diagnosticar possíveis equívocos relacionados aos conceitos matemáticos, consegui compreender outras relações que foram estabelecidas a partir do conceito estudado e, principalmente, pude analisar os erros dos/as estudantes e o que esses erros revelam sobre o ensino e a aprendizagem de matemática na Educação do Campo.
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