Diálogos com variação e incerteza: crianças no jogo de perguntas e respostas estatísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.040

Palavras-chave:

Educação estatística; Variação; Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Nesta escrita narrativa, apresentamos reflexões teóricas sobre o conceito de variação e uma possibilidade de trabalho com crianças a partir do contexto de um jogo de perguntas e respostas. Sob a perspectiva da pesquisa narrativa, contamos a história de uma experiência de sala de aula vivida por uma professora e vinte e cinco crianças de um primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Pública Municipal de Florianópolis – SC - Brasil. Envolvidos em categorizar, classificar e comunicar as características da turma, as crianças dialogam, questionam e mergulham num universo de variações e incertezas geradas por diferentes lentes de dados. Observando a riqueza do perguntar e “perguntar-se” a turma busca um tipo de organização e registro dos dados provindos de suas próprias características. As crianças nos ensinam que para pensar estatisticamente, não é possível achar que sabemos tudo, é preciso lidar com as variações, elas são incertas porque aquilo que vemos nos dados também pode ser visto de outra forma e é através da linguagem que saberemos como pensamos e como os outros pensam.

Biografia do Autor

Roberta Schnorr Buehring, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio doutoral na Universidade de Évora, Portugal, e tese em Educação Estatística na Infância. Membro dos grupos de pesquisa ICEM (Insubordinações Criativas em Educação Matemática) e GEPPROFEM (Grupo de Estudos e Pesquisa de Professores que Ensinam Matemática) , bem como do INCREASE (International Forum for Early Career Researchers in Statistics Education). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), especialista em Alfabetização nas diferentes linguagens pela UNIVALI (2003) e mestre em Educação Cientifica e Tecnológica pela UFSC (2006). Por 9 anos, fui assessora técnico-pedagógica da Diretoria de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Florianópolis, atuando como formadora de professores. Fui formadora de Alfabetização Matemática do Polo Joinville-SC e Região pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - MEC - UFSC e do Programa Nacional Pró-Letramento. Possuo experiência docente em cursos de Pós-Graduação Latu Sensu, fui professora da graduação em Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) nas disciplinas de Educação Matemática, Estágio Curricular e Docência em Ciências. Orientei dezenas de trabalhos de conclusão de curso, tive experiência como pesquisadora, coordenadora de curso da Pedagogia e coordenadora de projetos de extensão. Com mais de quinze anos de experiência na sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental; e dez anos no Ensino Superior, a ênfase dos meus estudos está na Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Fundamental, formação de professores e educação estatística na infância.

Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela UNICAMP (1990), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Educação pela UNICAMP e Pós-doutorado em Educação Matemática (2017) pela UNESP. Tem experiência na pesquisa e prática em Educação Matemática, com ênfase em Prática Pedagógica e Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas de investigação: formação de professores que ensinam matemática, desenvolvimento profissional docente, educação matemática e infância, jogo e resolução de problemas. Ex-presidenta da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM Nacional) no triênio 2016-2019. Atualmente é Professora Titular do Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino e docente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do GEPPROFEM- Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática e do ICEM - Grupo de estudos de Insubordinação Criativa em Educação Matemática. Sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Referências

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Publicado

26-07-2022

Como Citar

BUEHRING, R. S. .; GRANDO, R. C. Diálogos com variação e incerteza: crianças no jogo de perguntas e respostas estatísticas. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 239–247, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.040. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/477. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos