Diálogos com variação e incerteza: crianças no jogo de perguntas e respostas estatísticas
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.040Palavras-chave:
Educação estatística; Variação; Anos iniciais do Ensino FundamentalResumo
Nesta escrita narrativa, apresentamos reflexões teóricas sobre o conceito de variação e uma possibilidade de trabalho com crianças a partir do contexto de um jogo de perguntas e respostas. Sob a perspectiva da pesquisa narrativa, contamos a história de uma experiência de sala de aula vivida por uma professora e vinte e cinco crianças de um primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Pública Municipal de Florianópolis – SC - Brasil. Envolvidos em categorizar, classificar e comunicar as características da turma, as crianças dialogam, questionam e mergulham num universo de variações e incertezas geradas por diferentes lentes de dados. Observando a riqueza do perguntar e “perguntar-se” a turma busca um tipo de organização e registro dos dados provindos de suas próprias características. As crianças nos ensinam que para pensar estatisticamente, não é possível achar que sabemos tudo, é preciso lidar com as variações, elas são incertas porque aquilo que vemos nos dados também pode ser visto de outra forma e é através da linguagem que saberemos como pensamos e como os outros pensam.
Referências
ENGLISH, L. D. Data modelling with first-grade students. Educational Studies in Mathematics, v. 81, n. 1, p. 15-30, 2012. Disponível em https://eprints.qut.edu.au/48400/1/48400_-_Data_Modeling_with_first_grade_students_draft.pdf http://eprints.qut.edu.au/48400/
ENGLISH, L. D. Reconceptualizing Statistical Learning in the Early Years. In: Early Mathematics Learning. Advances in Mathematics Education. Springer, 2013, p. 67-82.
FISHER, R. Diálogo creativo: hablar para pensar en el aula. Madrid: Morata, 2013.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: Formação de Professores e Aplicação em Sala de Aula. 6ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
WATSON, J. Statistical Literacy at School: growth and goals. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.
WATSON, J. The influence of variation and expectation on the developing awareness of distribution. Statistics Education Research Journal, 8(1), 2009, p. 32-61. Disponível em https://iase-web.org/documents/SERJ/SERJ8(1)_Watson.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.