Fazer(se) à mão: um exercício de tecer uma escrita sobre a escrita

Autores

  • Débora Regina Wagner Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.034

Palavras-chave:

Escrita de si; Leitura e escrita; Educação Matemática; Educação do Campo.

Resumo

Este texto tem como objetivo tecer uma escrita sobre a própria escrita, numa tentativa de apresentar um exercício de pensamento que se dá a ver na forma de uma escrita de si na perspectiva de Michel de Foucault. Aqui os gestos e ações de ler, escrever, estudar, conversar, ensinar, pensar e falar são efeitos de uma prática que ressoam no ofício de uma professora-pesquisadora que ensina matemática no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina, promovendo, no seio de uma vida, a produção de um fazer-se e o movimento de transformação de si junto as problemáticas do cotidiano, do ensino e da pesquisa na formação de professores. Na companhia filosófica que se escolhe, pensar tal processo de produção da escrita no campo da educação matemática e suas ressonâncias na Educação do Campo é um modo de promover um exercício ético, estético e político, que visa uma função etopoiética de transformação da verdade em êthos.  

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Publicado

26-07-2022

Como Citar

WAGNER, D. R. Fazer(se) à mão: um exercício de tecer uma escrita sobre a escrita. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 142–158, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.034. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/476. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

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Artigos