Processos de Leitura e Escrita na formação inicial do professor que ensina Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.030

Palavras-chave:

Formação inicial. Relatórios de estágio. Teoria da Representação Semiótica. Leituras e escritas matemáticas. Formação de professores

Resumo

Esse texto apresenta apontamentos da Mesa Redonda n. 9, intitulada “Processos de leitura e escrita na formação inicial do professor que ensina matemática”, ocorrida por ocasião do 6º Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática - VI SELEM. A condução desse trabalho partiu de duas perguntas motivadoras, lançadas pela mediadora, de forma que motivasse o diálogo entre os membros da mesa e demais participantes do evento. Pergunta 1: Quais experiências de inserção de leitura e escrita vocês vivenciaram enquanto formadores de professores? Pergunta 2: Quais possíveis impactos da falta de leitura e escrita na formação inicial do professor para o ensino de matemática? O diálogo estabelecido mostrou a importância da incorporação de atividades de leitura e escrita para formação inicial dos licenciandos em matemática e pedagogia, destacando-se as atividades relacionadas ao trabalho com leitura e escrita matemática, bem como a problematização do uso da linguagem matemática em textos didáticos, seja por processos de escrita de experiências vivenciadas nos estágios, ou ainda, nas autoavaliações proporcionadas aos estudantes, revisitando suas videoaulas gravadas. Ressaltou-se a importância de atividades de leitura e escrita nos processos de formação inicial para fins de mitigar lacunas de comunicação da linguagem matemática e/ou da linguagem natural entre futuros professores e alunos.

Referências

BELLO, S. E. L.; MAZZEI, L. D. leitura, escrita e argumentação na Educação Matemática do Ensino Médio: possibilidade de constituição de significados matemáticos. In: PEREIRA, N. M.; SHÄFER, N. O.; LÓPEZ BELLO, S. E. (Org.). Ler e escrever: compromisso no Ensino Médio. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. p. 261-273.

BENADUCE, Luiza Angelina Frescura. Formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais. Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia. Centro de Ciências da Educação. UFSC. (2006-2018)

BRASIL. Ministério da Educação. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2 e 3 anos) do ensino fundamental. 2012. 137p.

DOLCE, O.; POMPEU, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar- Geometria plana. São Paulo: Editora Atual. Volume 9. 2013.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2008, p. 11–33.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Coleção Contexto da Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

DUVAL, R. Ver e Ensinar a Matemática de outra forma. Entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: PROEM, 2011. v. 1

FONSECA, M. C. F. R. Alfabetização Matemática. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2014.

FONSECA, M. C. F. R.; CARDOSO, C. A. Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática e Matemática para ler o texto. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Org.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. P.63-76

MACHADO, N.J. Matemática e língua materna. São Paulo: Cortez, 1995.

NACARATO, A. M. A escrita nas aulas de matemática: diversidade de registros e suas potencialidades. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 31, n. 61, p. 63-79, nov. 2013.

NEVES, I. C. B. et al. (Org). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 3. ed. Porto Alegre: UFRG, 2000.

NÓBRIGA, J. C. C.; SIPLE, I. Z. Livros Dinâmicos de Matemática. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 78–102, 2020. DOI: 10.23925/2237-9657.2020.v9i2p078-102. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/47318. Acesso em: 16 abr. 2022.

PASTRE, P.; MAYEN, P.; VERGNAUD, G. La didactique professionelle. Revue française de pédagogie, 154, 2006, p. 145-198.

PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A Educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, Maria Cândida. Educação a Distância: Fundamentos e Práticas. Campinas, SP, 2002. Cap 2, p. 27-38.

SANTOS, Vinicius de Macedo. Linguagem e comunicação na aula de matemática. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Org.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 117-116.

SMOLE, K. S., DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Inez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SCHÖN, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa, Portugal, 1992. p. 77-91: Publicações Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional.

Downloads

Publicado

26-07-2022

Como Citar

NÓBRIGA, J. C. C. .; DA COSTA, D. A.; GONÇALVES, R. de C. P. . Processos de Leitura e Escrita na formação inicial do professor que ensina Matemática . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 70–89, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.030. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/475. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos