A escrita do professor: contribuições da SBEM-SC

Autores

  • Morgana Scheller
  • Marisol Vieira Melo
  • Bruna Larissa Cecco
  • Djeison Machado
  • AracelI Gonçalves IFC

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.029

Palavras-chave:

Formação continuada, Escritas e leituras em educação matemática, Professor que ensina matemática.

Resumo

O presente texto visa apresentar considerações e reflexões acerca de uma ação formativa planejada com intuito de corroborar com os processos de escrita do (futuro) professor que ensina matemática. No movimento empreendido, trazemos distintas percepções dos que se aventuraram na ação formativa: participante-cursista, professoras colaboradoras de um módulo e da coordenação. Em meio a histórias, registros do que ocorreu e as memórias, percebemos que os envolvidos na ação, sejam eles os proponentes, os professores ministrantes dos módulos ou os cursistas, tiveram aprendizagens (coletivas). Esse processo formativo alcançou as várias regiões do estado de Santa Catarina e sujeitos de diferentes formações, que destacam a qualidade do desenvolvido e uma intencionalidade capaz de ressoar na prática dos participantes que buscaram nela aprendizagem e aprofundamento da temática. Por fim, destacamos que a formação se constituiu em uma aventura e que ações como esta são potenciais que podem se estabelecer em uma política-pública de formação, pois seu modelo atende às expectativas dos participantes.

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Publicado

26-07-2022

Como Citar

SCHELLER, M.; VIEIRA MELO, M.; LARISSA CECCO, B. . .; MACHADO, D. .; GONÇALVES, A. A escrita do professor: contribuições da SBEM-SC. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 52–69, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.029. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/474. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos