As Funções Discursivas da Língua e Suas Implicações na Aprendizagem da Geometria nos Anos Iniciais

Autores

  • Selma Hillesheim UFSC

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.035

Resumo

A utilização da língua natural nas aulas de matemática, além de cumprir a função de comunicação, deve exercer, ao mesmo tempo, todas as funções discursivas e suas operações cognitivas. Isso porque, segundo Duval, a língua é um registro de representação semiótica. Essa problemática nos levou a pensar no seguinte questionamento: qual a natureza das dificuldades apresentadas pelas crianças na produção e na leitura de textos nas aulas de matemática dos anos iniciais, especialmente no caso da geometria? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo análise documental. Teve-se por objetivo, apontar possíveis causas das dificuldades encontradas pelos alunos para a produção discursiva nas aulas de matemática, à luz dos estudos de Raymond Duval a respeito das funções discursivas da língua. A partir da análise das respostas de alunos do terceiro ano do ensino fundamental, para duas questões de geometria, conjecturamos que a origem das dificuldades apresentadas pelas crianças na produção e na leitura de textos nas aulas de matemática, especialmente no caso da geometria, pode estar relacionada com as peculiaridades impostas pelas funções discursivas da língua e suas operações cognitivas. Como contribuição, aponta-se a importância e a necessidade de se considerar as funções discursivas da língua na produção de textos de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria (caderno matemática 5). Brasília: MEC, SEB, 2014.

DUVAL, R. Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Tradução de Myriam Vega Restrepo. Santiago de Cali: Universidade del Valle – Instituto de Educación y Pedagogía, 2004.

DUVAL, R. Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar os registros de representações semióticas. Tradução de Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM, 2011.

DUVAL, R. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. Trad. Méricles T. Moretti. Revemat, Florianópolis, V.11, n. 2, p. 1-78, 2016. Disponível em: https://www. periodicos.ufsc.br/index.php/revemat. Acesso: 3 set. 2021.

Downloads

Publicado

26-07-2022

Como Citar

HILLESHEIM, S. As Funções Discursivas da Língua e Suas Implicações na Aprendizagem da Geometria nos Anos Iniciais. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 159–174, 2022. DOI: 10.4322/gepem.2022.035. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/467. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos