As Funções Discursivas da Língua e Suas Implicações na Aprendizagem da Geometria nos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.035Resumo
A utilização da língua natural nas aulas de matemática, além de cumprir a função de comunicação, deve exercer, ao mesmo tempo, todas as funções discursivas e suas operações cognitivas. Isso porque, segundo Duval, a língua é um registro de representação semiótica. Essa problemática nos levou a pensar no seguinte questionamento: qual a natureza das dificuldades apresentadas pelas crianças na produção e na leitura de textos nas aulas de matemática dos anos iniciais, especialmente no caso da geometria? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo análise documental. Teve-se por objetivo, apontar possíveis causas das dificuldades encontradas pelos alunos para a produção discursiva nas aulas de matemática, à luz dos estudos de Raymond Duval a respeito das funções discursivas da língua. A partir da análise das respostas de alunos do terceiro ano do ensino fundamental, para duas questões de geometria, conjecturamos que a origem das dificuldades apresentadas pelas crianças na produção e na leitura de textos nas aulas de matemática, especialmente no caso da geometria, pode estar relacionada com as peculiaridades impostas pelas funções discursivas da língua e suas operações cognitivas. Como contribuição, aponta-se a importância e a necessidade de se considerar as funções discursivas da língua na produção de textos de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
Referências
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