Ressignificando a avaliação na perspectiva das professoras cursistas

Autores

  • Vania Finholdt Angelo Leite UERJ
  • Alessandra Holanda Cavalcante Mendes UERJ

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.013

Palavras-chave:

Formação de Professores, Avaliação Mediadora, Erro, Educação Matemática

Resumo

O objetivo do texto é discutir a mudança de olhar em relação ao erro nas produções das professoras cursistas sobre as atividades nas aulas de matemática. Analisam-se os 16 registros produzidos pelas participantes de um Curso de Extensão. Fundamenta-se o trabalho nas contribuições de Hoffmann (2001; 2018) sobre a avaliação, e Cury (2018) referente ao erro e a produção dos alunos. Conclui-se, portanto, que as professoras cursistas modificaram sua concepção de ensino e sobre os estudantes, para que pudessem olhar o erro na produção deles como recurso, autoavaliação e aprendizagem. Os registros das cursistas demonstram um conhecimento declarativo em relação a mudança de perspectiva de ensino tradicional para o construtivista. O estudante é visto como construtor de conhecimentos a partir das intervenções da professora cursista que acompanha seu processo de aprendizagem, analisa suas respostas, hipóteses, estratégias, resultados em mudanças no olhar de professoras cursistas e favorecendo a uma avaliação mediadora.

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Publicado

05-01-2021

Como Citar

ANGELO LEITE, V. F. .; CAVALCANTE MENDES, A. H. . Ressignificando a avaliação na perspectiva das professoras cursistas. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 78, p. 102–113, 2021. DOI: 10.4322/gepem.2022.013. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/455. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência