Ressignificando a avaliação na perspectiva das professoras cursistas
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.013Palavras-chave:
Formação de Professores, Avaliação Mediadora, Erro, Educação MatemáticaResumo
O objetivo do texto é discutir a mudança de olhar em relação ao erro nas produções das professoras cursistas sobre as atividades nas aulas de matemática. Analisam-se os 16 registros produzidos pelas participantes de um Curso de Extensão. Fundamenta-se o trabalho nas contribuições de Hoffmann (2001; 2018) sobre a avaliação, e Cury (2018) referente ao erro e a produção dos alunos. Conclui-se, portanto, que as professoras cursistas modificaram sua concepção de ensino e sobre os estudantes, para que pudessem olhar o erro na produção deles como recurso, autoavaliação e aprendizagem. Os registros das cursistas demonstram um conhecimento declarativo em relação a mudança de perspectiva de ensino tradicional para o construtivista. O estudante é visto como construtor de conhecimentos a partir das intervenções da professora cursista que acompanha seu processo de aprendizagem, analisa suas respostas, hipóteses, estratégias, resultados em mudanças no olhar de professoras cursistas e favorecendo a uma avaliação mediadora.
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