Transição do Ensino Médio para o Superior: Implicações das pesquisas desenvolvidas por um grupo colaborativo

Autores

  • Lilian Nasser Projeto Fundão-Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Geneci A. Sousa Projeto Fundão-Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Torraca Projeto Fundão-Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.012

Palavras-chave:

Ensino Médio, Transição, Cálculo

Resumo

As dificuldades enfrentadas na transição do Ensino Médio para o Superior têm sido investigadas desde

2012 por um grupo do Projeto Fundão (IM/UFRJ), gerando diversas publicações. Este artigo tem como objetivo resumir as principais conclusões desses trabalhos investigativos.  Utilizando o método de categorização adotado em pesquisas de Análise de Conteúdo, esses trabalhos foram revisados, gerando categorias, de acordo com os tópicos matemáticos do Ensino Médio que surgiram como determinantes das dificuldades. Para cada categoria são apresentados exemplos dessas dificuldades e sugeridas estratégias de abordagem que podem ser úteis, no futuro, para aprimorar o desempenho dos calouros em Pré-Cálculo e/ou Cálculo I. O fruto desta investigação é a base para um material, baseado na Resolução de Problemas, que deve trazer sugestões para professores do Ensino Médio e/ou de Pré- Cálculo, que os auxiliem a abordar de modo motivador e investigativo os tópicos que serão úteis na disciplina de Cálculo.

Referências

BALOMENOS, R., FERRINI-MUNDY, J. e DICK, T. Geometria: prontidão para o Cálculo. In: M. Lindquist e A. Shulte (org.). Aprendendo e Ensinando Geometria. Atual Editora, São Paulo,1994.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edição revista e atualizada. Edições 70, Lisboa, Portugal, 1977. BARROS, J.; NASSER, L; SOUSA, G. Explorando imagens conceituais de alunos de Cálculo Irelacionadas à continuidade de funções. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO. Anais UFOP, Ouro Preto, 2017.

BELLETTINI, M. T.; SOUZA, S.A Implantação da disciplina de Pré-Cálculo como política pedagógica de permanência nos cursos de graduação do centro tecnológico da UFSC. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTION UNIVERSITARIA, XIII. Anais... UFSC, SantaCatarina, 2018.

BIAZUTTI, A.C.; NASSER, L.; TORRACA, M.; BARROS, J.; OLIVEIRA, A. Conversão de Representações na transição do Ensino Médio para o Superior. In: CONGRESO ARGENTINO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, XIII, 2018, La Plata. Anais. Universidad Nacional de La Plata. La Plata, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. BNCC, 2018. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.

CARAÇA, B. DE J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Livraria Sá da Costa Editora. Lisboa, Portugal, 1984.

CAVASOTTO, M.; VIALI, L. Dificuldades na aprendizagem de Cálculo: o que os erros podem informar. In: Boletim do GEPEM, Rio de Janeiro, nº 59, p. 15-33, 2011.

DIEFENTHÄLER, A. T. (2017. Disciplina Pré-Cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos. Disponível em:http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/4238/Andressa%20Tais%20Diefenthäler.pdf?sequence=1

DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silvia D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus, p.11-33, 2003.

DUVAL, R. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. In: REVEMAT, ISSN 1981-1322, Florianópolis (SC), v. 6, n. 2, p. 96-112, 2011.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. (2009). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados.

NASSER, L. Uma pesquisa sobre o desempenho de alunos de Cálculo no traçado de gráficos. In: Frota, M.C.R. e Nasser, L (org.). Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates (pp. 43-58). SBEM, 2009.

NASSER, L.; BIAZUTTI, A.C.; TORRACA, M.; BARROS, J. Investigando estratégias para aprimorar o desempenho em Cálculo I. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN, XIV, 2019, Medellin. Anais... CIAEM, Medellin, 2019a.

NASSER, L.; BIAZUTTI, A. C.; BARROS, J.; VAZ, R. F. N. Resolução de Problemas como trampolim para a aprendizagem de Cálculo I. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XIII, 2019. Anais. SBEM: Cuiabá, 2019b.

NASSER, L.; TORRACA, M.; BARROS, J. Conversão de representações de retas e regiões do plano no Ensino Médio. In: VII EEMAT. Anais. Rio de Janeiro, 2018.

NASSER, L.; SOUSA, G.; TORRACA, M. A. Desempenho em Cálculo: investigando a transição do ensino médio para o superior. Boletim GEPEM, n. 70, 2017.

NASSER, L.; SOUSA, G.; TORRACA, M.A. Mobilizações Didáticas para aprendizagem do Conceito de função. In: LAERTE FONSECA (Org.). Didática do Cálculo: Epistemologia, Ensino e Aprendizagem. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016a, p. 183-196.

NASSER, L.; SOUSA, G.; TORRACA, M.; VAZ. R.; FERREIRA, M. XII ENEM, Funções noEnsino Médio: o que muda com a proposta da Base Nacional Comum Curricular?ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XI, 2016b. Anais. SBEM: São Paulo– SP, 2016.

NASSER, L.; SOUSA, G.; TORRACA, M. A. Aprendizagem de Cálculo: dificuldades e sugestões para a superação. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN, XIV, 2015, Chiapas. Anais... CIAEM, Chiapas, 2015.

NASSER, L; TORRACA, M.A; MARQUES, J;LANZELLOTE, B. Abordagem significativa para o tópico de funções na Educação Básica. ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VI, 2014. Anais... EEMAT: Niterói – RJ, 2014.

NASSER, L.; TORRACA, M.A; SOUSA, G.;ASSEMANY, D. AMORIM C; MARQUES, J. Resolução de problemas de máximos e mínimos em Cálculo I: prontidão a partir do Ensino Médio. CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, VII, 2013. Anais... CIBEM: Montevideo – Uruguai, 2013.

NASSER, L., SOUSA, G. & TORRACA, M. - Transição do Ensino Médio para o Superior: como minimizar as dificuldades em cálculo? Atas do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (em CD). SBEM: Petrópolis, RJ, Brasil, 2012.

OLIVEIRA, M. C. A.; RAAD, M. R. A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de Cálculo. In: Boletim do GEPEM, Nº 61, p. 125-137. Rio de Janeiro, 2012.

REZENDE, W. M.O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. São Paulo: USP, 2003. 450 p. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

SIERPINSKA, A. On understanding the notion of function. In: DUBINSKY, E; HAREL, G (Ed.) The Concept of Function: aspects of epistemology and Pedagogy. MAA Notes, p.25-58, 1992.

SOUSA, G.; ANDRADE, L. Cálculo Diferencial e Integral I: como os alunos estão iniciando essa disciplina no curso de Engenharia? Atas do X ENEM, São Paulo, SP, Brasil, 2016.

SOUSA, G.; NASSER, L.; TORRACA, M.A; ASSEMANY, D.; AZEVEDO.; C. A transição do ensino médio para o superior: dificuldades em problemas de taxas relacionadas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XI, 2013. Anais... SBEM: Curitiba – PR, 2013.

TALL, D. (Ed.): Advanced Mathematical Thinking. Kluwer Academic Publishers, 1991. TINOCO, L. A. A.(coord.). Construindo o Conceito de Função. Projeto Fundão. IM- UFRJ, 2009.

TORRACA, M. A. A. Um estudo sobre álgebra em sistemas computacionais formativos. Dissertação (Mestrado em Informática), NCE – UFRJ, 2015.

TORRACA, M; SOUSA, G; CORREA, P.; NASSER, L. Preparando para a aprendizagem de Cálculo: funções e geometria no ensino médio. Acta Latina, 2013

TORRES, A. F. N.; HAVELANGE, L. S. Investigação dos conhecimentos de assuntos Pré- Cálculo em estudantes da Licenciatura em Matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV, 2017, João Pessoa. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2017.

Downloads

Publicado

05-01-2021

Como Citar

NASSER, L. .; SOUSA, G. A. .; TORRACA, M. . Transição do Ensino Médio para o Superior: Implicações das pesquisas desenvolvidas por um grupo colaborativo. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 78, p. 83–101, 2021. DOI: 10.4322/gepem.2022.012. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/453. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos