Narrativas de práticas curriculares matemáticas na EJA da zona rural de Sobral

Autores

  • Francisco Josimar Ricardo Xavier Universidade Federal Fluminense
  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.009

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículos, Matemática

Resumo

Neste artigo objetiva-se discutir de que maneiras as docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da zona rural de Sobral constroem suas práticas curriculares matemáticas. Utilizou-se de narrativas de cinco docentes como instrumento de construção de dados, que foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva.  Constatou-se que os momentos de Formação de professores, a seleção de conteúdos curriculares, o uso de materiais didáticos e as especificidades dos estudantes, são alguns fatores que orientam as práticas curriculares matemáticas das docentes. Conclui-se, haver um encaminhamento de padronização das práticas curriculares das mesmas para dar conta dos conteúdos de Matemática, o que possibilitou a compreensão de um sentido de currículo como organizador dos conteúdos e de suas ações em sala de aula. Entretanto, elas demonstram conhecer as realidades das suas turmas, o que as possibilitam construir práticas curriculares matemáticas com sentidos próprios e, em certa medida, distanciando-se dessa padronização.

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Publicado

05-01-2021

Como Citar

XAVIER, F. J. R. . .; VARGAS FREITAS , A. Narrativas de práticas curriculares matemáticas na EJA da zona rural de Sobral. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 78, p. 39–51, 2021. DOI: 10.4322/gepem.2022.009. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/450. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos