Os propósitos da Educação Matemática podem se alinhar à Educação em Direitos Humanos?
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.007Palavras-chave:
Justiça social, Dignidade humana, Educação em Direitos Humanos, Educação Matemática, EquidadeResumo
Quando se aborda as intenções e propósitos que envolvem uma prática educativa ou a pesquisa em Educação Matemática, usualmente a preocupação com a cidadania está explícita. No entanto, existem também questões implícitas que não aparecem com tanta clareza, mas, por vezes, tem mais força de ação do que as colocadas em palavras. Para investigar os propósitos de algumas perspectivas da Educação Matemática, tomaremos a Educação em Direitos Humanos como a teoria norteadora desse trabalho. As aproximações e os distanciamos desses dois campos serão introduzidos por meio de três narrativas, apontadas por Ole Skovsmose, que permeiam Educação Matemática. A primeira baseia- se na ascensão econômica e social dos indivíduos, a segunda no desvelamento dos discursos falsamente amparados no alcance da equidade e a terceira pautada no desenvolvimento do pensamento crítico e na busca da justiça social. Assim, buscamos argumentar que nossas práticas educacionais nas salas de aula de Matemática não são neutras e que existem possibilidades de promovermos, nesses ambientes, uma cultura baseada no respeito aos direitos humanos.
Referências
BENEVIDES, M. V. Cidadania e Direitos Humanos. In: CARVALHO, J. S. (org.). Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 43–65.
BENEVIDES, M. V. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, R. M. et al (org.). Educação em Direitos Humanos: fundamentos teóricos-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 335–350.
BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A Ideologia da Certeza em Educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. (org.). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. São Paulo: Papirus, 2001. p. 127–160.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação (MEC),2018.
BRASIL. Caderno de Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Minstério da Educação (MEC), 2013.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Ministério da Educação(MEC), 2006.
CANDAU, V. M. F. Educação em Direitos Humanos no Brasil: gênese, desenvovimento e desafios atuais. In: PAIVA, A. R. (org.). Direitos humanos em seus desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2012. p. 17–33.
CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. B. Educação em direitos humanos e formação de educadores.Educação, Porto Alegre, vol. 36, no. 1, p. 59–66, 2013.
CORNWALL, A. Além do "Empoderamento Light": empoderamento feminino, desenvolvimento neoliberal e justiça global. Cadernos Pagu, Campinas, no. 52, 2018.
DALLARI, D. A. Um breve histórico dos direitos humanos. In: CARVALHO, J. S. (org.).Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 66–77.
FERREIRA, L. F. G. Memória e Educação em Direitos Humanos. In: SILVEIRA, R. M. et al (org.). Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 135–155.
FRANKENSTEIN, M. Critical Mathematics Education: An Application Of Paulo Freire’s Epistemology. The Journal of Education, Londres, vol. 165, no. 4, p. 315–339, 1993. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2017.
GOMES, A. C. A Invenção do Trabalhismo. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
GUTSTEIN, E. Reading and writing the world with mathematics: Toward a pedagogy for social justice. New York: Routledge, 2006.
GUTSTEIN, E. "Our issues, our people - Math as our weapon": Critical mathematics in a Chicago neighborhood high school. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, vol. 47, no.5, p. 454-504, 2016.
ONU, Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. PAIS, A. A critical approach to equity. In: SKOVSMOSE, O.; GREER, B. (org.). Opening theCage: Critique and Politics of Mathematics Education. Rotterdam: Sense Publishers, 2012. p. 49–91.
PAIS, A.; VALERO, P. Beyond Disavowing the Politics of Equity and Quality in Mathematics Education. In: ATWEH, B. et al (org.). Mapping Equity and Quality in Mathematics Education. Dordrecht: Springer-Science+Business Media, 2011. p. 35–48.
POPKEWITZ, T. The alchemy of the mathematics curriculum: Inscriptions and the fabrication of the child. American Educational Research Journal, Washington, vol. 41, no. 1, p. 3–34, 2004.
RAVN, O.; SKOVSMOSE, O. Connecting Humans to Equations: A Reinterpretation of the Philosophy of Mathematics. Cham: Springer, 2019.
RIFIOTIS, T. Direitos Humanos: sujeitos de direito e direitos de sujeito. In: SILVEIRA, R. M. et al (org.). Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 231–244.
ROSA, M.; BICUDO, M. A. V. Focando a constituição do conhecimento matemático que se dá no trabalho pedagógico que desenvolve atividades com tecnologias digitais. In: PAULO, R. M.; FIRME, I. C.; BATISTA, C. C. (org.). Ser Professor com tecnologia: sentidos e significados. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2019. p. 13–44.
RUIZ, C. Mimese, memória e violência: aberturas críticas para uma cultura dos direitos humanos. In: RODINO, A. M. et al (org.). Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina. João Pessoa: Editora do CCTA, 2016. p. 361-410.
SADER, E. Contexto histórico e educação em direitos humanos no Brasil: da ditadura à atualidade. In: SILVEIRA, R. M. et al (org.). Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico- metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 75–84.
SILVA, G. H. G. Equidade e educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, vol. 18, no. 1, p. 397–420, 2016.
SKOVSMOSE, O. Inclusões, encontros e cenários. Educação Matemática em Revista, vol. 24, no. 64, p. 16–32, 2019.
SKOVSMOSE, O. Three narratives about mathematics education. For the Learning of Mathematics, Edmonton, vol. 40, no. 1, p. 47–51, 2020a.
SKOVSMOSE, O. Mathematics and Ethics. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, vol. 8, no.18, p. 478–502, 2020b.
SOUSA, N. H. B. Trajetória Histórica e Desafios da Educação em Direitos Humanos no Brasil e na América Latina. Revista ESMAT, Palmas, vol. 9, no. 13, p. 87–102, 2017.
ZENAIDE, M. N. T. Educação em direitos humanos e democracia: história, trajetórias e desafios nos quinze anos do PNEDH. Educação & Formação, Fortaleza, vol. 3, no. 7, p. 137–161, 2018.
ZENAIDE, M. N. T. Linha do tempo da Educação em Direitos Humanos na América Latina. Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina. João Pessoa: Editora do CCTA, 2016. p. 39–89.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.