Metodologia Lesson Study: possibilidades de uma experiência com alunos da Licenciatura em Matemática

Autores

  • Mercedes Carvalho UFAL

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.004

Palavras-chave:

Lessom Study, Formação inicial de professores de Matemática, Plano de aula, Metodologia

Resumo

Este artigo trata de um trabalho realizado com alunos da licenciatura em Matemática. A partir dos estudos acerca dessa temática, decidiu-se vivenciar, uma prática inspirada na metodologia lesson study (LS). Para tanto, elaboramos uma aula para alunos do 6º ano do ensino fundamental que foi ministrada por um dos graduandos que atuava no exercício do magistério e observada pelos demais colegas que fizeram anotações para serem posteriormente resgatadas na turma. Percebeu-se então a aproximação entre os colegas, o que favoreceu discussões profícuas sobre os conceitos, a didática e a importância da elaboração um plano de aula com seus pares.

Referências

ADLER, J.; ALSHWAIKH, J. A Case of Lesson Study in South Africa. In: HUANG R., TAKAHASHI, A.; PONTE J. P. da (orgs) Theory and Practice of Lesson Study in Mathematics An International Perspective. Springer Nature Switzerland. (2019) Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/333443152_A_Case_of_Lesson_Study_in_South_Africa. Acesso em 4 de abril de 2020.

ARAUJO, W.R; RIBEIRO, M; FIORENTINI, D. LESSON STUDY NO GRUPO DE SÁBADO: o prelúdio de uma tarefa desenvolvida no subgrupo do Ensino Médio. VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul – Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Disponível em https://www.researchgate.net/publication/323737729_LESSON_STUDY_NO_GRUPO_DE_SAB ADO_o_preludio_de_uma_tarefa_desenvolvida_no_subgrupo_do_Ensino_Medio Acesso em 17 de fevereiro de 2021.

BALDIN, Y. Y. O significado da introdução da Metodologia Japonesa de Lesson Study nos Cursos de Capacitação de Professores de Matemática no Brasil. In: XVIII Encontro Anual da SBPN e Simpósio Brasil-Japão, 2009, São Paulo, SP. Anais do SBPN 09. São Paulo, SP, SBPN, 2009.

BALDIN, Y. Y; FELIX, T.. A pesquisa de aula (lesson study) como ferramenta de melhoria da prática na sala de aula. In: XIII CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACAO MATEMATICA. CIAM, 2011. Recife. Brasil. Disponivel em:

<http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/2494/5 49>. Acesso em 05/12/2012.

BALDIN, Y. Y. et al. A Formação do Professor de Matemática no Curso de Licenciatura: Reflexões produzidas pela comissão paritária SBM/SBEM. 2013. (Documento comissionado por Termo de Referência).

BONOTTO, D. de L. ; GIOVELI , I. ; SCHELLER. Lesson study e formação de professores: um olhar para produções acadêmicas na forma de dissertações e teses In: Revista Educere Et Educare, Vol. 14, N. 32, mai./ago. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22528 Acesso em 05 de abril de 2020.

CARVALHO, M; PRADO, E. C; VILAR, FONSECA e SILVA E T. Metodologia Lesson Study: estado da arte da produção brasileira. In: Primeiro Encontro Latino Americano sobre Pesquisa Educacional e Saber Pedagógico. 2019. Cidade do México. UPDCE-CGFIE, 2019. v. 01. p. 55-61

CARVALHO, M. Números: Conceitos e atividades para educação infantil e ensino fundamental I. Petrópolis. Vozes, 2010.

COELHO, L. F. A metodologia da lesson study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de matemática. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. (2014). Disponível em: http://www.pg.im.ufrj.br/pemat/60%20Fellipe%20Coelho.pdf Acesso em 22 de agosto de 2018.

FONÇATTI, M,C.; MORELATTI, M. R. M. A Lesson Study Como o contexto para o Estágio das

Licenciaturas em Matemática: Por que Utilizá-la? In: Revista Educere Et Educare, Vol. 14, N. 32 2019.Disponível em Disponível em:

http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22526/0. Acesso em abril 2020.

PONTE, J. P., BRANCO, N., QUARESMA, M., VELEZ, I., & MATA-PEREIRA, J. Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de Ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática. 2012 (pp. 267-279). Lisboa: SPIEM

PONTE, J. P. da; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J.; BAPTISTA, M. Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula. In: Quadrante 2015. Disponivel em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/22628/1/Ponte,%20MQ,%20JMP,%20MB%20Quadrante%2024(2)%202015.pdf . Acesso em 12 de agosto de 2018.

PONTE, J. P. da; QUARESMA, M.; MATA PEREIRA, J. E mesmo necessário fazer planos de aula? In: Educação e Matemática (2015). Disponível em: http://www.apm.pt/portal/em.php?rid=216717&id=19480 Acesso em 10 de agosto de 2018.

PONTE, J. P. da; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J., BAPTISTA, M. O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. In: Bolema [online]. 2016, vol.30, n.56, pp.868-891. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?id=S0103-636X2016000300868&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em 15 de agosto de 2018.

QUARESMA, M.; PONTE. J. P da, BAPTISTA, M; MATA-PEREIRA, J. O estudo da aula como processo de desenvolvimento profissional. In: Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática (2014). Braga- Portugal: APM., pp. 311–325. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261842666_O_estudo_de_aula_como_processo_de_desen volvimento_profissional. Acesso em 14 de maio de 2020.

Downloads

Publicado

04-07-2020

Como Citar

CARVALHO , M. . Metodologia Lesson Study: possibilidades de uma experiência com alunos da Licenciatura em Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 77, p. 43–55, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2022.004. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/446. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos