As Contribuições de Francisco de Borja Garção Stockler (1759-1829) aos Fundamentos da Análise

Autores

  • Michel de Silva Pacheco Estudante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, UFRJ
  • Gert Schunbring UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.003

Palavras-chave:

Biografia Científica, Universidade de Coimbra, Plano de Educação, Rigor, Lagrange

Resumo

Este artigo faz parte de uma biografia científica de Francisco de Borja Garção Stockler, um matemático, poeta e político de grande importância para Portugal e Brasil, mas ainda pouco conhecido. O artigo destaca entre os elementos da sua biografia em particular seus esforços de estabelecer um sistema público de ensino para Portugal e, depois, para o Brasil, seguindo o famoso plano de Condorcet de 1792, conceituando na Revolução Francesa a primeira vez um sistema coerente. O artigo analisa também o impacto dos seus estudos da matemática na primeira Faculdade, em Coimbra, que inaugurou estudos especializados desta ciência, para assim já realizar padrões de rigor  na  análise  matemática  em  um  livro-texto  no  final  do  século  XVIII,  que  se  tornaram a característica da matemática só durante o século XIX. A dedicação de clarificar melhor os fundamentos e praticar mais rigor no ensino fica emblemático para a tendência geral na Europa depois da Revolução Francesa de facilitar o acesso à matemática pelos novos sistemas de ensino.

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Publicado

04-07-2020

Como Citar

SILVA PACHECO, M. de .; SCHUNBRING, G. . As Contribuições de Francisco de Borja Garção Stockler (1759-1829) aos Fundamentos da Análise. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 77, p. 23–42, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2022.003. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/445. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos