As Contribuições de Francisco de Borja Garção Stockler (1759-1829) aos Fundamentos da Análise
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2022.003Palavras-chave:
Biografia Científica, Universidade de Coimbra, Plano de Educação, Rigor, LagrangeResumo
Este artigo faz parte de uma biografia científica de Francisco de Borja Garção Stockler, um matemático, poeta e político de grande importância para Portugal e Brasil, mas ainda pouco conhecido. O artigo destaca entre os elementos da sua biografia em particular seus esforços de estabelecer um sistema público de ensino para Portugal e, depois, para o Brasil, seguindo o famoso plano de Condorcet de 1792, conceituando na Revolução Francesa a primeira vez um sistema coerente. O artigo analisa também o impacto dos seus estudos da matemática na primeira Faculdade, em Coimbra, que inaugurou estudos especializados desta ciência, para assim já realizar padrões de rigor na análise matemática em um livro-texto no final do século XVIII, que se tornaram a característica da matemática só durante o século XIX. A dedicação de clarificar melhor os fundamentos e praticar mais rigor no ensino fica emblemático para a tendência geral na Europa depois da Revolução Francesa de facilitar o acesso à matemática pelos novos sistemas de ensino.
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