Relações Entre Pensamento e Linguagem: Explorações Teóricas no Contexto da Educação Matemática

Autores

  • JORGE TARCÍSIO DA ROCHA FALCÃO

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2002.436

Resumo

O presente artigo procura defender determinada perspectiva teórica acerca da relação  entre  pensamento  e linguagem (aspectos  simbólico-representacionais), propondo que esta última  tem importância central e constitutiva no desenvolvimento conceptual, na medida em que pode se constituir em amplificador cultural decisivo para a construção de significado por parte do sujeito,  sem contudo se constituir em aspecto fundante da própria cognição. Nesse sentido, reflexões acerca da ação gestual humana  pré-simbólica, bem como das competências sociais complexas fundadas em conhecimentos-em-ação pouco explicitáveis simbolicamente, são apresentadas como argumento na direção da visão aqui defendida. Adicionalmente, extratos de protocolos de  pesquisa  envolvendo  atividade  representacional em  álgebra  são  mostrados, tentando-se evidenciar, de um  lado,  a importância dos suportes  de representação para a construção de significado neste campo conceitual, e de outro, a impossibilidade de atribuir a tais suportes, isoladamente, a explicação da aprendizagem de conceitos como os de variável e parâmetro  em álgebra.

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Publicado

01-06-2002

Como Citar

DA ROCHA FALCÃO, J. . T. Relações Entre Pensamento e Linguagem: Explorações Teóricas no Contexto da Educação Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 41, 2002. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2002.436. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/436. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos