Relações Entre Pensamento e Linguagem: Explorações Teóricas no Contexto da Educação Matemática

Autores

  • JORGE TARCÍSIO DA ROCHA FALCÃO

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2002.436

Resumo

O presente artigo procura defender determinada perspectiva teórica acerca da relação  entre  pensamento  e linguagem (aspectos  simbólico-representacionais), propondo que esta última  tem importância central e constitutiva no desenvolvimento conceptual, na medida em que pode se constituir em amplificador cultural decisivo para a construção de significado por parte do sujeito,  sem contudo se constituir em aspecto fundante da própria cognição. Nesse sentido, reflexões acerca da ação gestual humana  pré-simbólica, bem como das competências sociais complexas fundadas em conhecimentos-em-ação pouco explicitáveis simbolicamente, são apresentadas como argumento na direção da visão aqui defendida. Adicionalmente, extratos de protocolos de  pesquisa  envolvendo  atividade  representacional em  álgebra  são  mostrados, tentando-se evidenciar, de um  lado,  a importância dos suportes  de representação para a construção de significado neste campo conceitual, e de outro, a impossibilidade de atribuir a tais suportes, isoladamente, a explicação da aprendizagem de conceitos como os de variável e parâmetro  em álgebra.

Referências

LABORDE, C. (1982) Langue naturelle et écriture symbolique: deux codes en interaction dans l’enseignement mathématique. Thèse de Doctorat, Université Scientifique et Médicale, Institut National Polytechnique de Grenoble, Grenoble.

LURÇAT, L. Du geste au langage. Bulletin de psychologie, 501-505 (referência incompleta)

PIAGET, J. (1963) A construção do real na criança. Rio de Janeiro, Zahar/ MEC.

PIAGET, J. et GARCIA, R. (1983) Psychogenèse et histoire des sciences.Paris, Flammarion.

VERGNAUD, G. (1990) La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques. 10-23, 133-170.

VERGNAUD, G. (1998) Qu’est-ce la pensée? Comunicação ao Colóquio“Qu’est-ce la Pensée?”, Suresnes (França), 1 a 4 de julho. VYGOTSKY, L.S. (1985a) Pensée et langage. Paris, Editions Sociales.

VYGOTSKY, L.S. (1985b) Le problème de l’enseignement et du développement mental à l’âge scolaire. IN: BRONCKART, J.P. (org.) (1985b) Vygotski aujourd’hui, Neuchâtel, Delachaux & Niestlé.

Downloads

Publicado

01-06-2002

Como Citar

DA ROCHA FALCÃO, J. . T. Relações Entre Pensamento e Linguagem: Explorações Teóricas no Contexto da Educação Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 41, 2002. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2002.436. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/436. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos