Natureza do Conhecimento Profissional do Professor: Contribuições Teóricas para a Pesquisa em Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2002.434Palavras-chave:
Conhecimento Profissional Docente, ormação de Professores de Matemática, Revisão BibliográficaResumo
O conhecimento profissional do professor tem sido diferentemente considerado e estudado pelas pesquisas educacionais. Neste artigo descrevo um estudo teórico sobre esse construto e apresento algumas contribuições para as investigações no campo da formação de professores de matemática.
Referências
SANTOS, V.M.P. (1995). “Matemática-Conhecimento, Concepções e Consciência Metacognitiva de Professores em Formaçao e em Exercício”. Anais do Seminário Internacional. Rio de Janeiro: IM-UFRJ, p.117- 132.
SCHOENFELD, A. (2000). Models of the Teaching Process. Journal of Mathematical Behavior, n. 18 (3), pp. 243-261.
SAVIANI, D. (1996). Os saberes implicados na formação do educador. In BICUDO, M.A. e da SILVA JÚNIOR, C. (org.). Formação do Educador. São Paulo: Ed. da UNESP, vol.1, p. 145-155.
SERRAZINA, L. (1999). “Reflexão, conhecimento e práticas letivas em Matemática num contexto de reforma curricular no 1º ciclo”. Quadrante, v. 8, p.139-167.
SCHÓN, D. A. (1983). The reflective practioner: how professionals think in action. Aldershot Hants: Avebury.
SHULMAN, L. (1986). “Those who understand: knowledge growth inteaching”. Educational Researcher, n. 15, p. 4-14.
SIMON, M. e TZUR, R. (1999). “Explicating the Teacher´s Perspective From the Researcher´s Perspectives: Generating Accounts of Mathematics Teacher´s Practice”. Journal for Research in Mathematics Education, n. 30 (3), p.252-264.