As Equações e o Conceito de Função
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.427Palavras-chave:
Educação Matemática, Equações - Funções, Gráficos Cartesianos, TecnologiaResumo
Neste texto vamos discutir as diferenças, semelhanças e relações entre as idéias de equações e funções; a elaboração de gráficos cartesianos e sua aplicação a vários campos do conhecimento, bem como a trajetória de suas construções na história da matemática. Embora voltado às 6a, 7a e 8a séries da escola básica, o assunto é interessante também para a formação de professores e outros níveis de ensino. Pesquisas apontam para a importância que vem ganhando o ensino e a aprendizagem de função e indicam que este tema seja trabalhado na escola básica. Os vídeos mostram alunos trabalhando com os temas envolvidos.
Referências
POWELL, A. B. e LOPES, J. - A escrita como veículo da aprendizagem matemática - Rio de Janeiro, Boletim GEPEM, 1995.
PROJETO FUNDÃO - Geometria na Era da Imagem e do Movimento - Org LEITE, Maria Laura M. & NASSER, Lilian. Rio de Janeiro: UFRJ,
REVUZ, A. - Matemática moderna, matemática viva - São Paulo, Fundo de Cultura, 1967.
ROCHA, Tânia, BORGES, Heloisa. Jogos Matemágicos. Belo Horizonte, Editora do Brasil, 1992.75 p.
SCHOENFELD, Alan H. Heurísitcas na sala de aula. IN: KRULIK, Stephen, Reys, Robert. A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. (Trad. Hygino Domingues e Olga Corbo) São Paulo: Editora Atual, 1998.
VALENTE, J. A. - Computadores e Conhecimento: Repensando aEducação, Campinas, Unicamp, 1993.