As Equações e o Conceito de Função

Autores

  • JANETE BOLITE FRANT

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.427

Palavras-chave:

Educação Matemática, Equações - Funções, Gráficos Cartesianos, Tecnologia

Resumo

Neste texto vamos discutir  as diferenças, semelhanças e relações entre as idéias de equações  e funções; a elaboração  de gráficos  cartesianos e sua aplicação a vários  campos  do  conhecimento, bem  como  a  trajetória   de  suas  construções na história  da  matemática.   Embora  voltado  às  6a, 7a   e 8a   séries  da  escola  básica,  o assunto  é interessante também  para a formação  de professores  e outros  níveis  de ensino.  Pesquisas   apontam  para  a  importância  que  vem  ganhando  o ensino  e a aprendizagem de função  e indicam  que este tema seja trabalhado na escola básica. Os vídeos mostram alunos trabalhando com os temas envolvidos.

Referências

POWELL, A. B. e LOPES, J. - A escrita como veículo da aprendizagem matemática - Rio de Janeiro, Boletim GEPEM, 1995.

PROJETO FUNDÃO - Geometria na Era da Imagem e do Movimento - Org LEITE, Maria Laura M. & NASSER, Lilian. Rio de Janeiro: UFRJ,

REVUZ, A. - Matemática moderna, matemática viva - São Paulo, Fundo de Cultura, 1967.

ROCHA, Tânia, BORGES, Heloisa. Jogos Matemágicos. Belo Horizonte, Editora do Brasil, 1992.75 p.

SCHOENFELD, Alan H. Heurísitcas na sala de aula. IN: KRULIK, Stephen, Reys, Robert. A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. (Trad. Hygino Domingues e Olga Corbo) São Paulo: Editora Atual, 1998.

VALENTE, J. A. - Computadores e Conhecimento: Repensando aEducação, Campinas, Unicamp, 1993.

Downloads

Publicado

01-01-2003

Como Citar

BOLITE FRANT, J. . . As Equações e o Conceito de Função. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 42, 2003. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.427. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/427. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos