Significados e Modelagem na Atividade Algébrica
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.424Palavras-chave:
Atividade Algébrica, Modelagem, Produção de SignificadosResumo
O ensino de matemática tem tradicionalmente provocado um divórcio entre o dito “mundo concreto” e o supostamente “abstrato”, primeiro fazendo com que a criança realize ações práticas para apenas então pensar em termos de símbolos. No contexto da modelagem algébrica, este divórcio forçado entre o concreto e o abstrato resulta na ênfase (indevida) do exercício de regras e algoritmos de uma forma que parece suspender o significado dos eventos modeláveis algebricamente. Mas, será possível não produzir significado em qualquer situação de aprendizagem? Produzir significados é estabelecer relações entre conceitos, as ferramentas que utilizamos para construí-los (computadores ou registros escritos, por exemplo) e as atividades nas quais emergem (por exemplo, durante a resolução de problemas). Dessa forma, ao invés de assumir que os indivíduos suspendem o significado de expressões algébricas no processo de modelagem, este texto discute e exemplifica maneiras pelas quais é possível monitorar e investigar precisamente como alunos de matemática do ensino fundamental são capazes de construir tais relações nesse processo.