Significados e Modelagem na Atividade Algébrica

Autores

  • LUCIANO MEIRA

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.424

Palavras-chave:

Atividade Algébrica, Modelagem, Produção de Significados

Resumo

O ensino de matemática tem tradicionalmente provocado  um divórcio entre o dito “mundo concreto”  e o supostamente “abstrato”, primeiro fazendo com que  a  criança   realize  ações  práticas  para  apenas  então  pensar  em  termos  de símbolos.  No  contexto   da  modelagem algébrica, este  divórcio  forçado  entre  o concreto e o abstrato resulta na ênfase (indevida) do exercício de regras e algoritmos de uma forma que parece suspender o significado dos eventos modeláveis algebricamente. Mas, será possível não produzir significado em qualquer  situação de aprendizagem? Produzir significados é estabelecer  relações entre conceitos, as ferramentas que utilizamos para construí-los (computadores ou registros escritos, por exemplo) e as atividades nas quais emergem (por exemplo, durante a resolução de problemas). Dessa forma,  ao invés de assumir  que os indivíduos suspendem  o significado de expressões algébricas  no processo de modelagem, este texto discute e exemplifica maneiras  pelas quais é possível monitorar  e investigar precisamente como alunos  de matemática do ensino fundamental são capazes  de construir tais relações nesse processo.

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Publicado

01-01-2003

Como Citar

MEIRA, L. . Significados e Modelagem na Atividade Algébrica. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 42, 2003. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.424. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/424. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos