Alfabetização Algébrica nas Séries Iniciais. Como Começar?

Autores

  • Jorge Tarcísio Da Rocha Falcão

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.423

Palavras-chave:

Pré-Álgebra, Campo Conceitual Algébrico, Aritmética e Álgebra, Seqüência Didática, Desenvolvimento Conceitual em Matemática

Resumo

A presente pesquisa partiu do questionamento da programação tradicional de ensino de matemática no ciclo fundamental, que prevê a anterioridade da aritmética em  relação  à  álgebra.  Criticou-se a  redução  da  álgebra  à  condição  de aritmética generalizada, visto  que  a álgebra  tem  suas  propriedades  como  campo conceitual específico. A partir de tal perspectiva, buscou-se  estabelecer  que aspectos da álgebra poderiam ser oferecidos  no início do ensino fundamental, e como fazê-lo didaticamente. Os dados obtidos evidenciaram a possibilidade de oferta nesse nível de estudos  de conteúdos  algébricos  conceituais e algorítmicos, tais  como  função, incógnita, modelização de relações entre quantidades conhecidas e desconhecidas e manipulação simbólica.

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Publicado

01-01-2003

Como Citar

ROCHA FALCÃO, J. . T. D. . Alfabetização Algébrica nas Séries Iniciais. Como Começar?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 42, 2003. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.423. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/423. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos