Alfabetização Algébrica nas Séries Iniciais. Como Começar?
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.423Palavras-chave:
Pré-Álgebra, Campo Conceitual Algébrico, Aritmética e Álgebra, Seqüência Didática, Desenvolvimento Conceitual em MatemáticaResumo
A presente pesquisa partiu do questionamento da programação tradicional de ensino de matemática no ciclo fundamental, que prevê a anterioridade da aritmética em relação à álgebra. Criticou-se a redução da álgebra à condição de aritmética generalizada, visto que a álgebra tem suas propriedades como campo conceitual específico. A partir de tal perspectiva, buscou-se estabelecer que aspectos da álgebra poderiam ser oferecidos no início do ensino fundamental, e como fazê-lo didaticamente. Os dados obtidos evidenciaram a possibilidade de oferta nesse nível de estudos de conteúdos algébricos conceituais e algorítmicos, tais como função, incógnita, modelização de relações entre quantidades conhecidas e desconhecidas e manipulação simbólica.