Formando Professores Pesquisadores: a Experiência do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro na Área de Matemática

Autores

  • Ana Teresa De Carvalho Correa De Oliveira
  • Gláucia Aparecida Teixeira Leão
  • Maria Auristela Magalhães Tarantino
  • Sonia Maria Simões Pereira

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.417

Palavras-chave:

Pesquisa, Formação de Professores, Número

Resumo

O presente  trabalho  apresenta  o relato  de uma  experiência de pesquisa realizada no Instituto Superior  de Educação do Rio  de Janeiro.  Trata-se de uma pesquisa, na área de ensino de matemática, que foi  desenvolvida no curso normal superior, envolvendo alunos dos períodos finais do referido curso. Buscou-se pesquisar e discutir    as  idéias  dos  professores  sobre  o que  é “número”  e como  se  dá  este aprendizado. Os sujeitos da pesquisa foram professores  das séries iniciais das redes pública  e privada  do município do Rio de Janeiro. Trazemos, também, neste texto, algumas  informações necessárias visando  orientar  o leitor  acerca  da proposta  de ensino do curso no qual este projeto se inseriu,  bem como a fundamentação teórica que nos embasa quanto à valorização da pesquisa como um elemento curricular dos cursos  de  formação   inicial   de  professores.   Apresento,  ao  final, como  relatora  e orientadora  da pesquisa, considerações que a referida pesquisa nos permitiu  elaborar sobre a prática  docente dos sujeitos pesquisados  no que esta prática  diz respeito ao desenvolvimento do conceito  de número.

Referências

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Publicado

01-06-2003

Como Citar

CORREA DE OLIVEIRA, A. T. D. . C. .; TEIXEIRA LEÃO, G. A. .; MAGALHÃES TARANTINO, M. A.; SIMÕES PEREIRA, S. M. . Formando Professores Pesquisadores: a Experiência do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro na Área de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 43, 2003. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.417. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/417. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência