Formando Professores Pesquisadores: a Experiência do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro na Área de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.417Palavras-chave:
Pesquisa, Formação de Professores, NúmeroResumo
O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência de pesquisa realizada no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa, na área de ensino de matemática, que foi desenvolvida no curso normal superior, envolvendo alunos dos períodos finais do referido curso. Buscou-se pesquisar e discutir as idéias dos professores sobre o que é “número” e como se dá este aprendizado. Os sujeitos da pesquisa foram professores das séries iniciais das redes pública e privada do município do Rio de Janeiro. Trazemos, também, neste texto, algumas informações necessárias visando orientar o leitor acerca da proposta de ensino do curso no qual este projeto se inseriu, bem como a fundamentação teórica que nos embasa quanto à valorização da pesquisa como um elemento curricular dos cursos de formação inicial de professores. Apresento, ao final, como relatora e orientadora da pesquisa, considerações que a referida pesquisa nos permitiu elaborar sobre a prática docente dos sujeitos pesquisados no que esta prática diz respeito ao desenvolvimento do conceito de número.
Referências
PIRES, C. C. Novos Desafios para Cursos de Licenciatura em Matemática.In: Educação Matemática em Revista, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano 7, no 8, jun. 2000, p.10-15.
. Reflexões sobre os cursos de Licenciatura em Matemática, tomando como referência as orientações propostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. In: Educação Matemática em Revista, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano 9, no 11, edição especial, abr.2002, p.44– 56.
RANGEL, A. C. Educação Matemática e a construção do número pela criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
TARDIF, M et alli. Os professores face ao saber docente. In:Teoria&Educação, 4, 1991.
WOODS, Peter. “Observacion”. In: La escuela por dentro. La etnografia en la investigación educativa, p.3 – 76, 1986. Traduzido por Marco Aurélio Galmarini, 1987, centro de publicaciones del M. E. C e ediciones Paidós Ibérica, S. A . Traduzido de Inside Schools, publicado em inglês por Routledge & Kegan Paul, Londres, 1986.