Argumentações, Linguagens e Proce- dimentos em Tarefas de Geometria

Autores

  • JAQUELINE ARAUJO

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.416

Palavras-chave:

Dimensão afetiva, Demonstração, Geometria, Formação Inicial de Professores

Resumo

É  algo  desafiador  falar  de  demonstração  geométrica   no  contexto de formação  inicial  de professores,  uma vez que implica  estratégias mentais extremamente elaboradas e complexas. Por este e outros motivos de dimensão afetiva realizamos uma investigação cuja finalidade era apresentar  tipos de argumentações e procedimentos utilizados por licenciandos em matemática em tarefas  de demonstrações geométricas. Para a realização dessa pesquisa fizemos  um estudo de caso numa  turma  de licenciatura em matemática e desenvolvemos análises  que se pautam  no modelo Van Hiele e nas concepções  de argumentação e demonstração de Martínez Recio.

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Publicado

01-06-2003

Como Citar

ARAUJO, J. . . Argumentações, Linguagens e Proce- dimentos em Tarefas de Geometria. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 43, 2003. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.416. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/416. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos