Ensinando Proporção a Crianças: Alternativas Pedagógicas em Sala de Aula

Autores

  • Alina Galvão Spinillo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.414

Palavras-chave:

Proporção, séries iniciais, crianças, alternativas pedagógicas

Resumo

É reconhecida  a importância e a complexidade do conceito  de proporção, bem como as dificuldades dos alunos  em desenvolver  uma compreensão  apropriada desse conceito. O presente artigo apresenta  uma prática  de ensino conduzida  em sala de aula  voltada   para  o conceito  de proporção  com  crianças de 2ª   série  do ensino fundamental. Apoiando-se em considerações teóricas e evidências empíricas derivadas de pesquisas  na área, a experiência de ensino tomou por base o pressuposto  de que a aprendizagem desempenha  papel  importante no desenvolvimento de formas  mais elaboradas de raciocínio. O artigo procura fornecer ao leitor uma revisão da literatura e subsídios  para uma análise  acerca  da natureza do pensamento  proporcional.

Downloads

Publicado

01-06-2003

Como Citar

SPINILLO, A. G. . Ensinando Proporção a Crianças: Alternativas Pedagógicas em Sala de Aula. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 43, 2003. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.414. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/414. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos