Ensinando Proporção a Crianças: Alternativas Pedagógicas em Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.414Palavras-chave:
Proporção, séries iniciais, crianças, alternativas pedagógicasResumo
É reconhecida a importância e a complexidade do conceito de proporção, bem como as dificuldades dos alunos em desenvolver uma compreensão apropriada desse conceito. O presente artigo apresenta uma prática de ensino conduzida em sala de aula voltada para o conceito de proporção com crianças de 2ª série do ensino fundamental. Apoiando-se em considerações teóricas e evidências empíricas derivadas de pesquisas na área, a experiência de ensino tomou por base o pressuposto de que a aprendizagem desempenha papel importante no desenvolvimento de formas mais elaboradas de raciocínio. O artigo procura fornecer ao leitor uma revisão da literatura e subsídios para uma análise acerca da natureza do pensamento proporcional.
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Publicado
01-06-2003
Como Citar
SPINILLO, A. G. . Ensinando Proporção a Crianças: Alternativas Pedagógicas em Sala de Aula. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 43, 2003. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2003.414. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/414. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos