Uma proposta de construção geométrica usando a linguagem Logo
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.41Palavras-chave:
Matemática, Ensino, Aprendizagem, Linguagem Logo, Triângulo RetânguloResumo
A proposta de atividade tem como objetivo motivar os alunos a aplicarem noções de matemática para a construção de um triângulo retângulo no computador, utilizando o software Super Logo. A atividade pode ser desenvolvida por alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, pois envolve conteúdos de trigonometria, ângulos internos do triângulo, ângulos complementares e suplementares, Teorema de Pitágoras. Este artigo apresenta uma possibilidade de desenvolvimento da atividade, pois outras podem surgir quando os alunos se engajarem para resolvê-la.
Referências
VALENTE, J. A. Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: VALENTE, J. A. (Org.) O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para a mudança na sociedade. Brasília: MEC, 1999.
PROJETOLOGO. Disponível em: <http://projetologo.webs.com/slogo.html>. Acesso em: 06 jan. 2014.