Uma proposta de construção geométrica usando a linguagem Logo

Autores

  • Maria Ivete Basniak Professora, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.41

Palavras-chave:

Matemática, Ensino, Aprendizagem, Linguagem Logo, Triângulo Retângulo

Resumo

A proposta de atividade tem como objetivo motivar os alunos a aplicarem noções de matemática para a construção de um triângulo retângulo no computador, utilizando o software Super Logo. A atividade pode ser desenvolvida por alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, pois envolve conteúdos   de   trigonometria,   ângulos   internos   do   triângulo,   ângulos   complementares   e suplementares, Teorema de Pitágoras. Este artigo apresenta uma possibilidade de desenvolvimento da atividade, pois outras podem surgir quando os alunos se engajarem para resolvê-la.

Referências

VALENTE, J. A. Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: VALENTE, J. A. (Org.) O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para a mudança na sociedade. Brasília: MEC, 1999.

PROJETOLOGO. Disponível em: <http://projetologo.webs.com/slogo.html>. Acesso em: 06 jan. 2014.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

BASNIAK, M. I. Uma proposta de construção geométrica usando a linguagem Logo. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 109–113, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.41. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/41. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para aula