O Conceito de Montagem para Análise e Compreensão do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.406Palavras-chave:
Estratégia argumentativa, montagem, discurso, argumento, educação matemáticaResumo
O principal interesse deste artigo é discutir a fertilidade do conceito de montagem para a compreensão de alguns aspectos dos discursos, em análises baseadas no Modelo da Estratégia Argumentativa - MEA, que focaliza processos cognitivos e lingüísticos em educação. Inicialmente, articulamos o conceito no contexto da abordagem utilizada. Apresentamos a dinâmica do modelo através de um exemplo aplicado a dois artigos escritos por educadores matemáticos para a imprensa. Por fim, avaliamos algumas das questões suscitadas pelos discursos analisados e as contribuições que o conceito de montagem confere ao modelo, analisando os limites de sua aplicação.
Downloads
Publicado
01-01-2004
Como Citar
RABELLO DE CASTRO , M. .; BOLITE FRANT , J. . .; MELO NEPOMUCENO , K. S. D. . .; ROSA SALLES , M. D. . F. . .; MARTINS COVRE , R. R. . O Conceito de Montagem para Análise e Compreensão do Discurso. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 44, 2004. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.406. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/406. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos