O Conceito de Montagem para Análise e Compreensão do Discurso

Autores

  • Monica Rabello De Castro
  • Janete Bolite Frant
  • Keite Silva De Melo Nepomuceno
  • Maria De Fátima Rosa Salles
  • Rosemeri Reboredo Martins Covre

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.406

Palavras-chave:

Estratégia argumentativa, montagem, discurso, argumento, educação matemática

Resumo

O principal interesse  deste artigo  é discutir  a fertilidade do conceito  de montagem para a compreensão de alguns aspectos dos discursos, em análises baseadas  no Modelo  da  Estratégia Argumentativa -  MEA, que  focaliza  processos cognitivos  e lingüísticos  em  educação.  Inicialmente,  articulamos  o conceito  no contexto  da abordagem  utilizada. Apresentamos a dinâmica do modelo  através  de um  exemplo  aplicado  a dois  artigos  escritos  por educadores  matemáticos para  a imprensa. Por fim, avaliamos algumas  das questões suscitadas pelos discursos analisados  e as  contribuições  que  o conceito  de  montagem  confere  ao  modelo, analisando os limites  de sua aplicação.

Downloads

Publicado

01-01-2004

Como Citar

RABELLO DE CASTRO , M. .; BOLITE FRANT , J. . .; MELO NEPOMUCENO , K. S. D. . .; ROSA SALLES , M. D. . F. . .; MARTINS COVRE , R. R. . O Conceito de Montagem para Análise e Compreensão do Discurso. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 44, 2004. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.406. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/406. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos