Atividades Introdutórias às Geometrias Não- Euclidianas: o Exemplo da Geometria do táxi
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.405Palavras-chave:
Atividades introdutórias, Geometrias não-Euclidianas, Geometria do táxi, materiais concretosResumo
Neste artigo apresentam-se atividades apoiadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Desenvolveram-se atividades que buscam levar o aluno, desde os primeiros ciclos do Ensino Fundamental, a construir conceitos que o possibilitarão a se orientar no espaço e a transpor algumas dificuldades que têm surgido em situações de aprendizagem introdutórias ao ensino das Geometrias não-Euclidianas. Apresentam-se atividades de um tipo especial de Geometria: do Táxi ou Pombalina. Criam-se situações pedagógicas que permitem apresentar a negação de um axioma euclidiano, as quais envolvem jogos, tabelas, maquetes, mapas e esquemas gráficos.
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