Atividades Introdutórias às Geometrias Não- Euclidianas: o Exemplo da Geometria do táxi

Autores

  • Ana Maria Kaleff UFF
  • Rogério Santos Do Nascimento UFF

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.405

Palavras-chave:

Atividades introdutórias, Geometrias não-Euclidianas, Geometria do táxi, materiais concretos

Resumo

Neste artigo apresentam-se atividades apoiadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Desenvolveram-se atividades que buscam  levar o aluno,  desde os primeiros  ciclos do Ensino Fundamental, a construir conceitos que o possibilitarão a se orientar no espaço e a transpor  algumas  dificuldades que  têm  surgido  em situações  de aprendizagem introdutórias ao ensino  das Geometrias não-Euclidianas.  Apresentam-se atividades de um tipo especial de Geometria: do Táxi ou Pombalina. Criam-se situações pedagógicas  que permitem  apresentar  a negação  de um axioma  euclidiano, as quais envolvem jogos, tabelas,  maquetes, mapas e esquemas  gráficos.

Referências

KALEFF, Ana Maria M. R. Da rigidez do olhar euclidiano às (im)possilidades de (trans)formação dos conhecimentos geométricos do professor de Matemática. 2004. 450 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói. 2004.

KALEFF, Ana Maria M. R, HENRIQUES, Almir; REI, Dulce M.; FIGUEIREDO, Luiz G. Desenvolvimento do pensamento geométrico: Modelo de van Hiele. Bolema. Rio Claro, v.10, 1994, p.21-30.

KRAUSE, Eugene Taxicab Geometry: an adventure in non-EuclideanGeometry. Nova York: Dover, 1975.

MAMMANA, Camelo; VILLANI, Vinicius Perspectives on the Teaching of Geometry for the 21th Century. Dordrecht: Kluwer, 1998.

MARTIN, George E. The Foundations of Geometry and the non-Euclideanm Plane. Berlin: Springer Verlag, 1975.

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática - 5ª- 8ª Series.Brasília. 1998.

VELOSO, Eduardo Geometria: Temas Atuais - Materiais para Professores.Lisboa: Instituto de Inovação Cultural, 1998.

Downloads

Publicado

01-01-2004

Como Citar

KALEFF, A. M. .; NASCIMENTO, R. S. D. . . Atividades Introdutórias às Geometrias Não- Euclidianas: o Exemplo da Geometria do táxi. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 44, 2004. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2004.405. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/405. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos