Estatística em acidentes de bicicleta: uma sugestão para compreender o teste qui-quadrado
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.40Palavras-chave:
Educação Estatística, Teste Qui-quadrado, Ambiente R, Mobilidade urbana, Software livreResumo
Nesta sugestão de atividade, apresenta-se uma alternativa de prática de sala de aula para o ensino do teste qui-quadrado, conteúdo de disciplinas de Estatística do ensino superior. A proposta utiliza dados de uma pesquisa científica para um problema que faz parte do cotidiano dos alunos: a utilização de bicicletas como meio de transporte e a segurança dos ciclistas. A abordagem é realizada na perspectiva da utilização de recursos da tecnologia educacional – o software livre R – para analisar dados estatísticos na perspectiva da resolução de problemas e de uma educação estatística crítica.
Referências
LOUZADA, F.; ARA, A.; OLIVEIRA, C. Z.; GONÇALVEZ, C. V. Diagnóstico do ensino de estatística nas universidades públicas brasileiras: uma descrição de algumas das dimensões que compõem o perfil de seu corpo docente. Revista Brasileira de Estatística, Rio de Janeiro, v. 71, n. 234, p. 7-42, 2010.
MONTGOMERY, D. C; RUNGER, G. C. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. 2ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
R DEVELOPMENT CORE TEAM (2012). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: <http://www.R-project.org/>. Acesso em: 20/03/2013.
SAMPAIO, L. O. Educação Estatística crítica: uma possibilidade? Dissertação de Mestrado, Rio Claro. UNESP-SP, 2010.
WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. O Ensino de Estatística no Contexto da Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.) Educação Matemática: pesquisa em movimento. SãoPaulo: Cortez, 2004. P. 232-249.