Estatística em acidentes de bicicleta: uma sugestão para compreender o teste qui-quadrado

Autores

  • Elisa Henning Professora, UDESC/SC
  • Luciane Mulazani dos Santos Professora, UDESC/SC

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.40

Palavras-chave:

Educação Estatística, Teste Qui-quadrado, Ambiente R, Mobilidade urbana, Software livre

Resumo

Nesta sugestão de atividade, apresenta-se uma alternativa de prática de sala de aula para o ensino do teste qui-quadrado, conteúdo de disciplinas de Estatística do ensino superior. A proposta utiliza dados de uma pesquisa científica para um problema que faz parte do cotidiano dos alunos: a utilização  de  bicicletas como  meio  de transporte  e a  segurança  dos ciclistas.  A abordagem  é realizada na perspectiva da utilização de recursos da tecnologia educacional – o software livre R – para analisar  dados estatísticos na perspectiva  da  resolução de problemas e de  uma  educação estatística crítica.

Referências

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Publicado

01-06-2014

Como Citar

HENNING , E. .; MULAZANI DOS SANTOS , L. . Estatística em acidentes de bicicleta: uma sugestão para compreender o teste qui-quadrado . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 103–108, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.40. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/40. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para aula