Um curso a distância sobre tendências em educação matemática: um perfil do professor

Autores

  • Flavio Roberto Gouvea Mestrando em Educação Matemática, UNESP
  • Simone A Silva Gouvea Mestranda em Educação Matemática, UNESP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.391

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação a Distância (EaD), Professor em EaD, Ambiente Web de aprendizagem

Resumo

Temos como objetivo neste trabalho, encontrar um possível perfil de um professor em um curso de extensão à distância sobre “Tendências em Educação Matemática”. Apresentaremos, inicialmente, alguns aspectos da Educação a Distância (EaD) e dos modelos de comunicação. Tal curso ocorreu através de Chat1, mural, fórum e correio eletrônico, na plataforma Teleduc2. Dessa forma, ocorriam as interações síncronas3  e assíncronas4 entre aluno-aluno e aluno-professor. Acreditamos que estas possibilidades de interações transformam o educador, pois a integração do computador às “tecnologias” intelectuais, como uma nova tecnologia da inteligência, modifica a maneira desse “novo” professor pensar, levando-o a desenvolver características inerentes a esse tipo de interação.

Referências

BELLONI, M.L. Educação a distancia. Campinas: EditoresAssociados, 1999.

BROUSSEAU, G., (1990), Lê contrat didactique; le milieu, Recherches em didactique dês mathématiques, v. 9/3, p. 309-336, La Pensée Sauvage-Édtions.

DYSON, F. O Sol, o Genoma e a Internet. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MORAN, J.M.; Mudanças na Comunicação Pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo: Paulinas, 1998.

MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. (Coleção Papirus Educação) PICANÇO, A.A. Educação a distância: solução ou novos desafios? In: REUNIÃO ANUAL DAASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24, 2001, Caxambu. Anais. Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2001. CD-ROM.

Downloads

Publicado

01-01-2005

Como Citar

GOUVEA, F. R. .; SILVA GOUVEA, S. A. Um curso a distância sobre tendências em educação matemática: um perfil do professor. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 46, 2005. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.391. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/391. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência