Um curso a distância sobre tendências em educação matemática: um perfil do professor
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.391Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação a Distância (EaD), Professor em EaD, Ambiente Web de aprendizagemResumo
Temos como objetivo neste trabalho, encontrar um possível perfil de um professor em um curso de extensão à distância sobre “Tendências em Educação Matemática”. Apresentaremos, inicialmente, alguns aspectos da Educação a Distância (EaD) e dos modelos de comunicação. Tal curso ocorreu através de Chat1, mural, fórum e correio eletrônico, na plataforma Teleduc2. Dessa forma, ocorriam as interações síncronas3 e assíncronas4 entre aluno-aluno e aluno-professor. Acreditamos que estas possibilidades de interações transformam o educador, pois a integração do computador às “tecnologias” intelectuais, como uma nova tecnologia da inteligência, modifica a maneira desse “novo” professor pensar, levando-o a desenvolver características inerentes a esse tipo de interação.
Referências
BELLONI, M.L. Educação a distancia. Campinas: EditoresAssociados, 1999.
BROUSSEAU, G., (1990), Lê contrat didactique; le milieu, Recherches em didactique dês mathématiques, v. 9/3, p. 309-336, La Pensée Sauvage-Édtions.
DYSON, F. O Sol, o Genoma e a Internet. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MORAN, J.M.; Mudanças na Comunicação Pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo: Paulinas, 1998.
MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. (Coleção Papirus Educação) PICANÇO, A.A. Educação a distância: solução ou novos desafios? In: REUNIÃO ANUAL DAASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24, 2001, Caxambu. Anais. Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2001. CD-ROM.