A dimensão instigante da leitura na formação de professores de matemática

Autores

  • Ana Maria Severiano de Paiva
  • Flávia dos Santos Soares
  • Geovani Nunes Dornelas
  • Ilydio Pereira de Sá
  • Lúcia Maria Aversa Villela
  • Rosana de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.390

Palavras-chave:

Educação Matemática, leitura, formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar de que forma a leitura tornou-se um componente fundamental no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Severino Sombra. O projeto, incentivando a prática da leitura, está contribuindo para melhorar a formação dos alunos, futuros professores e para desfazer o mito de que “para estudar Matemática não é necessário ler”.

 

Referências

HERNANDEZ, F. La formación de los profesores desde la reflexión sobre la práctica docente. Palestra no Programa de Pós-Graduação em Educação. FAE- UFMG.

KINDEL, D. S. A matemática é descoberta ou criada? Resenha. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, no 39, 2001.

MORRIS, R. Uma Breve História do Infinito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995.

PAIM, A. Leituras relacionadas à cultura geral: as diversas proposições relativas às humanidades. 2. ed. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2001.

PERRENOUD, P. Práticas Pedagógicas, profissão docente e formação:perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

POSKITT, K. Isaac Newton e sua maça. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SCHÖN, D.A. La Formación de profesionales reflexivos. Madrid: Paidós,1992.

SOARES, F. S. Isaac Newton e Sua Maça. Resenha. Boletim GEPEM, Rio deJaneiro, no 45. 2005.

STRATHERN, Paul. Pitágoras e seu teorema. Trad. Marcus Penchel. Rio deJaneiro: Jorge Zahar Ed. 1998.

SZTAJN, Paola. Sem óculos ou mau humor: somos professores de Matemática. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p.221-237.

Downloads

Publicado

01-01-2005

Como Citar

SEVERIANO DE PAIVA, A. M. .; SANTOS SOARES, F. dos .; NUNES DORNELAS, G.; PEREIRA DE SÁ, I. .; AVERSA VILLELA, L. M. .; OLIVEIRA, R. de. A dimensão instigante da leitura na formação de professores de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 46, 2005. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.390. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/390. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência