Iniciação à Matemática: um curso com problemas e soluções.

Autores

  • Enio Freire de Paula Professor, IFSP/PEP, Campus de Presidente Epitácio

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.39

Resumo

Em 2014, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) completa 10 anos de existência e apresenta um legado louvável em relação à divulgação dessa disciplina. Prova disso é o número de alunos inscritos, sempre recorde a cada edição, e a quantidade de materiais disponibilizados em um portal especifico para esse fim1. Embora possamos considerar a OBMEP como a olimpíada científica ligada à Matemática mais conhecida entre os alunos, não podemos nos esquecer de que existem outras competições matemáticas realizadas em nosso país há mais tempo, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) desde 1979 e as olimpíadas regionais, como a Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) e todas elas disponibilizam em seus sites2, um arquivo de provas e desafios para os estudantes que desejam preparar-se para as competições.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

FREIRE DE PAULA, E. . Iniciação à Matemática: um curso com problemas e soluções. . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 114–117, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.39. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/39. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenha