Uma via estética de acesso ao conhecimento matemático

Autores

  • José Carlos Cifuentes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.389

Palavras-chave:

Matemática, método axiomático, racionalidade estética, modernismo, linguagem visual

Resumo

A reflexão crítica na matemática pode se dar, por exemplo, dos pontos de vista histórico, filosófico ou cultural. Neste artigo tomaremos como exemplo de reflexão crítica, a partir de uma discussão sobre o conhecimento matemático e a racionalidade estética, o método axiomático da geometria, em seus contextos grego e moderno, ressaltando seus aspectos estéticos. Veremos como ambos os contextos históricos inspiram desenvolvimentos ou formas de apresentação diferentes da geometria. Veremos, também, como a cultura subjacente ao século XIX, em especial, produziu desenvolvimentos paralelos na arte e na matemática denominadas ambas de “modernas”. Esse estudo também motiva a introdução da linguagem visual da matemática onde são analisados valores estéticos como o contexto, o contraste, o equilíbrio, a seqüencialidade, a simplicidade e a abstração.

Referências

CIFUENTES, J. C. Fundamentos Estéticos da Matemática: Da Habilidade à Sensibilidade. In: M. A. V. Bicudo (Org.). Filosofia da Educação Matemática: Concepções e Movimento. Brasília: Ed. Plano, 2003, p. 59-79.

CIFUENTES, J. C. O Método de Analogia na Construção do Conhecimento Matemático I: A Matemática dos Números Complexos a Matemática dos Números Perplexos. Minicurso na XI Semana da Matemática da UFPR, 2003, 35p.

COURANT, R. & ROBBINS, H. Qué es la Matemática? Madri:Aguilar, 1955.

DIDEROT, D. De la Grâce, de la Négligence et de la Simplicité. In: Traité du Beau, suivi de Essai sur la Peinture et Pensées Détachées sur la Peinture. Verviers: Éd. Gérard, 1973, pp. 177-179.

DONDIS, D.A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GOODMAN, N. Ciência e Simplicidade. In: S. Morgenbesser (Org.). Filosofia da Ciência São Paulo: Ed. Cultrix, 1975.

Downloads

Publicado

01-01-2005

Como Citar

CIFUENTES, J. C. . Uma via estética de acesso ao conhecimento matemático. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 46, 2005. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.389. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/389. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos