A contagem num trabalho conjunto

Autores

  • Denise Grein Santos Professora da Universidade Federal do Paraná
  • Maria Lucia Faria Moro Professora Titular da Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.387

Palavras-chave:

reflexão sobre a prática, contagem, educador infantil, criança pequena, trabalho conjunto

Resumo

Com objetivo de verificar mudanças na prática da contagem realizou-se um trabalho conjunto, pesquisador-educador infantil, durante um ano letivo, com duas educadoras e vinte e quatro crianças de dois anos e meio a três anos numa creche pública de Curitiba. Os resultados evidenciaram avanços, as educadoras assimilaram o modelo do pesquisador e introduziram a contagem nas diversas atividades. Observou-se instabilidade e retrocesso nas   explorações de contagem na ausência do pesquisador. O tempo e modo de intervenção podem ter relação com a permanência e retorno às práticas anteriores. Mais tempo e outras formas de cooperação pesquisador-educador que propiciassem reflexão crítica, provavelmente acarretariam implicações na análise e compreensão da ação pedagógica.

Referências

SOPHIAN, C., ADAMS, N. Infants' understanding of numerical transformations. British Journal of Development Psychology, 5, p. 257-264, 1987.

STARKEY, P. Early arithmetic competencies. Paper presented to the Society for Research in Child Development. Baltimore, Mariyland, 1987.

VERGNAUD, G. Au fond de l'action, la conceptualization. In. BARBIER. Savoirs théoriques et savoirs d'action. Paris: PUF. p.275-292, 1996.

VYGOTSKY, L. S. Thought and language. London: The MIT Press, 1991. VYGOTSKY, L. S. Lezioni di psicologia. Roma: Riunitti, 1986.

WAGNER, S. H.;WALTERS, J. A longitudinal analysys of early number concepts: on or after number to number. In: Forman. Action and thougth: From sensoriomotor schemes to symbolic operations. New York: Academic Press. p.137-161, 1982.

WALLON, H. Psicologia e Educação da Criança. Lisboa: Veja, 1979.

ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

ZEICHNER, K.; LISTON, D, Teaching students teachers to reflect. HarvardEducational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22. 1987.

Downloads

Publicado

01-01-2005

Como Citar

GREIN SANTOS, D. .; FARIA MORO, M. L. . A contagem num trabalho conjunto. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 46, 2005. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.387. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/387. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos