Jogos com Frações: Diferentes explorações em sala de aula

Autores

  • Rosana de Oliveira Professora da UERJ, da USS e da SMAR

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.383

Palavras-chave:

jogos, frações, significado, formação de professores

Resumo

Este relato descreve diferentes possibilidades de uso, em cursos de formação continuada de professores, de cinco jogos que constam no livro “Frações no Currículo do Ensino Fundamental: conceituação, jogos e atividade lúdicas”. Os jogos são: cartões com coleções, cartões coloridos, dominó de identificação simples (quadrado), dominó de identificação simples (círculo), dominó de identificação Simples (parte de uma coleção).

Referências

GIMENEZ, J.; BAIRRAL, M. Frações no Currículo do Ensino Fundamental: Conceituação, Jogos eAtividades Lúdicas. Seropédica-RJ: GEPEM/EDUR, 2005.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o Século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

OLIVEIRA, R. Pensando Algebricamente antes da 7ª série: Uma Outra Perspectiva sobre os Processos de Construção do Conhecimento. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 1997. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

01-06-2005

Como Citar

OLIVEIRA, R. de . Jogos com Frações: Diferentes explorações em sala de aula . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 47, 2005. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.383. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/383. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência