A Formação Profissional Docente e as Mídias Informáticas: Reflexões e Perspectivas

Autores

  • Adriana Richit Mestranda em Educação Matemática na Unesp
  • Marcus Vinicius Maltempi Professor do Departamento de Estatística

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.382

Palavras-chave:

formação docente, educação matemática, tecnologias informáticas, Internet

Resumo

O presente artigo aborda aspectos concernentes ao papel dos processos de formação profissional docente, incluindo as modalidades inicial e continuada, ao movimento de inserção das mídias informáticas na Educação. Para tanto, apresenta uma discussão acerca da necessidade de se promover a incorporação das tecnologias informáticas à prática docente nas diversas áreas do conhecimento, discutindo aspectos políticos e metodológicos que influenciam tal iniciativa, bem como situa os debates  que  permeiam  a  questão  da  formação  de  professores  em  nível  nacional. Ainda,  traz considerações pertinentes ao uso destas nas atividades de sala de aula e aponta desafios e possibilidades que emergem da utilização dos recursos da Internet para promover a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais da Educação. Por meio das reflexões explicitadas neste texto, buscamos ressaltar a complementaridade entre formação inicial e continuada e mostrar que os objetivos de ambas as modalidades de formação devem estar em consonância.

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Publicado

01-06-2005

Como Citar

RICHIT, A. .; VINICIUS MALTEMPI, M. A Formação Profissional Docente e as Mídias Informáticas: Reflexões e Perspectivas. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 47, 2005. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.382. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/382. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos