O uso de diferentes representações na resolução de problemas de divisão inexata: analisando a contribuição da calculadora

Autores

  • Ana Coelho Vieira Selva
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.381

Palavras-chave:

calculadora, divisão, representações simbólicas

Resumo

Este estudo analisou como crianças comparam os resultados de um mesmo problema de divisão com resto resolvido por meio de diferentes representações. Participaram da pesquisa por meio de pré-teste, intervenção e pós-teste 48 crianças da 3ª e 5a séries de uma escola pública (com idades de 9 anos e 11 anos, respectivamente). As crianças foram distribuídas em grupos que resolviam os problemas usando dois tipos de representação: G1- papel e lápis/calculadora, G2- calculadora/papel e lápis e G3- manipulativo/papel e lápis.  O desempenho no pós-teste foi superior ao pré-teste em todos os grupos. Na 3ª série, o uso da calculadora foi mais efetivo após a resolução no papel do que antes. Na 5ª série, não se observou diferença no pós-teste entre G1 e G2, constatando-se desempenhos mais baixos no grupo G3, que não usou a calculadora. Os dados enfatizam a importância do uso de diferentes representações na resolução de problemas e sugerem que o uso da calculadora pode propiciar maior reflexão das crianças sobre números decimais.

Referências

BORBA, R., SELVA, A. & SOUSA, N. (2005). Alunos de 3ª e 5ª séries resolvendo problemas de divisão com resto diferente de zero: compreensões e dificuldades. Trabalho apresentado na 57ª SBPC, Ceará, 17 a 22 de julho de 2005.

GROVES, S. (1994). The effect of calculator use on third and fourth graders' computation and choice of calculating device. In: Proceedings PME 18, vol.3. Lisboa, Portugal. p.33-40.

LI, Y. & SILVER, E. (2000). Can younger students succeed where older students fail? An examination of third graders' solutions of a division-with-remainder (DWR) problem. Journal of Mathematical Behavior, nº 19, p. 233-246. MEDEIROS, K. (2000). A influência da calculadora na resolução de problemas matemáticos abertos. Educação Matemática em Revista, n°14, ano 10. p.19-28. RUTHVEN, K., (1994). Pupils'views of calculators and calculation. In: Proceedings PME 18, vol.4, Lisboa, Portugal, p.164.

RUTHVEN, K., (1997). Calculator use by upper-primary pupils tackling a realistic number problem. In: Proceedings PME 21, vol 4, Finlândia, p.96-103.

SÁ, P. & JUCÁ (2005). A máquina de calcular como recurso didático no ensino dos números decimais. In: Anais do XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, vol.2B, p.120.

SELVA, A., (1998). Discutindo o uso de materiais concretos na resolução de problemas de divisão. In: SCHLIEMANN, A. & CARRAHER, D. (orgs.). A

compreensão de conceitos aritméticos: Ensino e Pesquisa. São Paulo: Papirus, p.95-119.

VERGNAUD, G., (1987). Conclusions. In: C. JANVIER (Ed.). Problems of representation in the teaching and learning of mathematics. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, p.227-232.

Downloads

Publicado

01-06-2005

Como Citar

VIEIRA SELVA, A. C. .; SOUZA ROSA BORBA, R. E. de . O uso de diferentes representações na resolução de problemas de divisão inexata: analisando a contribuição da calculadora. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 47, 2005. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.381. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/381. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos