Ensinar e avaliar competências em Matemática: que desafios?

Autores

  • Leonor Santos Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.380

Palavras-chave:

competência, avaliação formativa, ensino e aprendizagem da matemática, questionamento, feed-back, explicitação de critérios de avaliação, o erro na aprendizagem

Resumo

Tomando como ponto de partida as novas orientações curriculares para o ensino da Matemática, em particular, o novo entendimento dado ao currículo, perspectivando-o como um conjunto de aprendizagens e competências, e a percepção de avaliação enquanto interacção social, e como tal preferencialmente dirigida à regulação do processo de ensino e aprendizagem, este artigo discute quais as implicações que este novo quadro curricular traz para a aula de Matemática. Para tal, discute o conceito de competência e apresenta e analisa diversas situações de sala de aula que ilustram o desenvolvimento de práticas avaliativas de natureza reguladora, como seja, o questionamento, o feed- back, a apropriação de critérios de avaliação e o papel do erro.

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Publicado

01-06-2005

Como Citar

SANTOS, L. . Ensinar e avaliar competências em Matemática: que desafios?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 47, 2005. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.380. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/380. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos