Ensinar e avaliar competências em Matemática: que desafios?

Autores

  • Leonor Santos Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.380

Palavras-chave:

competência, avaliação formativa, ensino e aprendizagem da matemática, questionamento, feed-back, explicitação de critérios de avaliação, o erro na aprendizagem

Resumo

Tomando como ponto de partida as novas orientações curriculares para o ensino da Matemática, em particular, o novo entendimento dado ao currículo, perspectivando-o como um conjunto de aprendizagens e competências, e a percepção de avaliação enquanto interacção social, e como tal preferencialmente dirigida à regulação do processo de ensino e aprendizagem, este artigo discute quais as implicações que este novo quadro curricular traz para a aula de Matemática. Para tal, discute o conceito de competência e apresenta e analisa diversas situações de sala de aula que ilustram o desenvolvimento de práticas avaliativas de natureza reguladora, como seja, o questionamento, o feed- back, a apropriação de critérios de avaliação e o papel do erro.

Referências

SANTOS, L. Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como? In P. Abrantes e F. Araújo (Coords.), Avaliação das aprendizagens (pp. 77-84). Lisboa: Ministério da Educação, DEB, 2002a.

SANTOS, L.; BROCARDO, J.; PIRES, M., & ROSENDO, A. I. Investigações matemáticas na aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico ao ensino superior. In J. P. Ponte; C. COSTA; A. I. ROSENDO; E. MAIA; N. FIGUEIREDO, & A. F. DIONÍSIO (Orgs.), Actividades de investigação (pp. 83-106). Lisboa: Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2002b. SANTOS, L. A avaliação em documentos orientadores para o ensino da Matemática. Quadrante, XII(1), p. 7-20, 2003a.

SANTOS, L. A investigação em Portugal na área da avaliação pedagógica em Matemática. Actas do XIV SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática) (pp. 9-27). Lisboa:APM, 2003b.

SHEPARD, L. The role of classroom assessment in teaching and learning. In V. Richardson (Ed.), Handbook of Research on Teaching. (pp. 1066-1101). Washington:American Educational ResearchAssociation, 2001.

SHORT, E. The concept of competence: Its use and misuse in education. Journal of Teacher Education, March-April, p. 1-5, 1985.

STENMARK, J. K. Assessment alternatives in mathematics: An overview of assessment that promote learning. Prepared by EQUALS staff and the Assessment Committee of the California Mathematics Council. Berkeley, CA: Regents University of California, 1989.

WESTERA, W. Competences in education: A confusion of tongues. JournalCurriculum Studies, 33(1), p. 75-88, 2001.

Downloads

Publicado

01-06-2005

Como Citar

SANTOS, L. . Ensinar e avaliar competências em Matemática: que desafios?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 47, 2005. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2005.380. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/380. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos