Análise do Contrato Didático em uma aula de Matemática no 7º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Marcilio Martins de Oliveira Professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio do estado de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.38

Palavras-chave:

Contrato Didático, Efeitos do Contrato, Negociação, Saber, Fenômenos

Resumo

Este trabalho relata a análise das negociações do Contrato Didático de Guy Brousseau estabelecidas entre um professor de matemática, os alunos e o saber ensinado (equações do 1º grau).  Foi filmada, na íntegra, uma aula ministrada pelo professor em uma turma do 7º ano, posteriormente foram realizadas as transcrições dos diálogos do vídeo da aula e as suas respectivas análises. Ambas as etapas foram realizadas exclusivamente pelo pesquisador do estudo. Os resultados apontam  no sentido de que o contrato didático foi estabelecido e negociado na sala de aula, envolvendo a tríade professor-aluno-saber, percebendo-se também claras evidências dos efeitos do contrato.

Referências

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Publicado

01-06-2014

Como Citar

MARTINS DE OLIVEIRA, M. . Análise do Contrato Didático em uma aula de Matemática no 7º ano do Ensino Fundamental. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 95–102, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.38. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/38. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência