A escrita e o pensamento matemático: Interações e potencialidades

Autores

  • Sumaia Cury Vazquez Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.357

Resumo

Lançado em Outubro de 2006, o instigante livro de Arthur Powell e Marcelo Bairral "A escrita e o pensamento Matemático", com 4 capítulos divididos nas suas 111 páginas, é leitura fundamental para quem trabalha com formação de professores, para quem é professor em sala de aula, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, e sem dúvida, também, para pesquisadores em Educação. A obra é um convite à reflexão da didática, da prática, e das experiências docentes pois os autores apresentam a importância da utilização da escrita como ferramenta indispensável para o desenvolvimento do processo cognitivo e do processo de matematização. O enfoque dos autores está para além da importância do uso da escrita nas aulas de matemática, com abrangência às diversas áreas do conhecimento. Powell e Bairral apresentam vários exemplos em salas de aula presencial, bem como em cursos à distância, via Internet, os quais revelam que por meio da escrita reflexiva, e da reflexão crítica   tanto docentes como discentes, podem avaliar o desenvolvimento das idéias matemáticas durante todo o processo de aprendizado. Os exemplos apresentados também fornecem várias estratégias para o uso e registro da escrita nas aulas de matemática, potencializando a compreensão das várias etapas de construção das representações e do pensamento matemático.

Referências

POWELL, Arthur B.; BAIRRAL, Marcelo A. A escrita e o pensamento matemático: Interações e potencialidades. Campinas: Papirus, 2006. 111p.

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Publicado

01-01-2007

Como Citar

VAZQUEZ, S. C. . A escrita e o pensamento matemático: Interações e potencialidades. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 50, 2007. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.357. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/357. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenha