Agora até problemas de Português temos que resolver? História de uma aula de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.354Palavras-chave:
Histórias de Sala deAula, Jogos, Torre de HanóiResumo
Este artigo relata a história de uma situação de sala de aula de matemática, em uma turma de quinta série do Ensino Fundamental, em que um aluno faz a seguinte pergunta: Professora, agora nós temos que resolver até problemas de português? De imediato a professora percebeu que, nós professores, éramos responsáveis por deixar que os alunos acreditassem que a matemática se resumia a cálculos. Essa situação foi um desafio para professora levando-a a aprofundar seus estudos. Novos livros, novas leituras, novas práticas. O jogo foi a que mais chamou a atenção dos alunos talvez porque o jogo esteja presente e faz parte da vida deles. Sendo assim, este relato ilustra uma experiência com a Torre de Hanói e mostra que os alunos aprendem muito com jogos e que mostraram que ao transporem suas estratégias de jogo para uma linguagem matemática eles conseguem aplicar a matemática da "sala de aula" em outros contextos.
Referências
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação Infantil. São Paulo: Ed. Pioneira,1994
O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998
Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez,1997
KOCK, Ingedore Villaça. Ainter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1997
KOCH, Maria Celeste Machado. Sobre educação. CadernoAMAE
MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da educação Matemática. SãoPaulo, Ed.Atual, 1998
MONROE, Paul. História da Educação. Trad. I. Becker. São Paulo: Cia Ed. Nacional, 18ª edição, 1987