Agora até problemas de Português temos que resolver? História de uma aula de Matemática

Autores

  • Heloisa Borges Nascentes Coelho Professora do Centro Pedagógico da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.354

Palavras-chave:

Histórias de Sala deAula, Jogos, Torre de Hanói

Resumo

Este artigo relata a história de uma situação de sala de aula de matemática, em uma turma de quinta série do Ensino Fundamental, em que um aluno faz a seguinte pergunta: Professora, agora nós temos que resolver até problemas de português?  De imediato a professora percebeu que, nós professores, éramos responsáveis por deixar que os alunos acreditassem que a matemática se resumia a cálculos. Essa situação foi um desafio para professora levando-a a aprofundar seus estudos. Novos livros, novas leituras, novas práticas. O jogo foi a que mais chamou a atenção dos alunos talvez porque o jogo esteja presente e faz parte da vida deles.   Sendo assim, este relato ilustra uma experiência com a Torre de Hanói e mostra que os alunos aprendem muito com jogos e que mostraram que ao transporem suas estratégias de jogo para uma linguagem matemática eles conseguem aplicar a matemática da "sala de aula" em outros contextos.

Referências

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Publicado

01-01-2007

Como Citar

NASCENTES COELHO , H. B. . Agora até problemas de Português temos que resolver? História de uma aula de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 50, 2007. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.354. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/354. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência